Inquilinismo é um tipo de relação ecológica entre organismos de diferentes espécies. ... Inquilinismo também pode ser definido como um caso específico do comensalismo. Um usa o outro como moradia, no caso das plantas é chamado de Epifitismo, nesta relação a planta usa uma outra planta como suporte.
O parasitismo mantém uma relação onde uma das espécies se beneficia da outra. ... Um exemplo de parasita é o carrapato, que aloja-se na pele dos cães e consome seu sangue. O inquilinismo é quando duas partes mantém uma relação harmônica onde ambas se beneficiam daquilo.
O predatismo ocorre entre indivíduos de espécies diferentes (interespecífica), e o canibalismo é uma relação entre indivíduos de uma mesma espécie (relação intraespecífica).
Quando uma interação negativa acontece entre indivíduos de diferentes espécies temos as relações interespecíficas desarmônicas, que podem ser divididas em competição, predação e parasitismo.
Relações ecológicas intraespecíficas são relações que ocorrem entre indivíduos de mesma espécie. Estas podem ser harmônicas (ou positivas) quando nenhum indivíduo sofre prejuízo; ou desarmônicas, quando pelo menos um dos indivíduos é prejudicado.