Ficha técnica dos novos Intel Core i3, Core i5 e Core i7 de 11ª geração:
Os piores processadores da história da Intel e AMD
Atualmente, a empresa divide seus produtos em sete linhas principais: Atom, Celeron, Pentium, Intel Core i3, Intel Core i5, Intel Core i7 e Intel Core i7 Extreme. A maioria dessas séries conta com chips especiais para notebooks e desktops.
Conheça sete processadores que decepcionaram e entenda o motivo
Outro processador que integra diversos computadores de mesa é o Intel Celeron dual-core: ele pode ser encontrado em máquinas com quase o mesmo valor do Atom, a partir de R$ 734, em lojas virtuais. O processamento é mais eficiente, mas a máquina também não é voltada para tarefas muito exigentes no dia a dia.
Intel Celeron (Conroe-CL) O processador Celeron 445 possui apenas um núcleo e é executado a 1,86 GHz. A CPU possui FSB mais rápido que os processadores Controe-L – 1066 MHz, em vez de 800 MHz, para a série Celeron 400.
Celeron é a marca usada pela Intel em diferentes microprocessadores x86 de baixo custo. A família Celeron complementa a linha de baixa performance da Intel. Introduzido em 1998, o primeiro Celeron era baseado no Pentium II, porém sem Cache L2.
O Celeron por possuir 2 núcleos (contra 1 do Pentium) e ter mais velocidade (2.
A linha mais famosa da Intel é a que dá título a este artigo: Intel Core. Se você quer uma explicação curta para a diferença dos números, aí vai: o i3 é o mais básico, o i5 é intermediário, o i7 é mais completo e o i9 é o top de linha. Quanto maior o número, mais poderoso é o componente.
Core i3: bom custo-benefício Processadores Core i3 não são tão comuns, mas representam um salto de performance relevante se comparados aos mais modestos Celeron e Pentium. Os i3 apresentam mais tecnologia – com recursos que faltam nas CPUs mais baratas da Intel – e atingem maiores velocidades de processamento.
O i3 por exemplo, é um processador modesto da família, a maioria possui dois núcleos de processamento e menos memória de cache que os seus colegas i5 e i7. É um processador melhor do que o Celeron mencionado anteriormente e o seu preço também é mais alto.
Em termos de preço nos EUA, o Pentium Gold G5500 situa-se próximo ao Ryzen 3 2200G. Assim, em nossos testes de desempenho, comparamos o processador a este modelo, incluindo ainda o Core i3-7100 (que tem características técnicas semelhantes ao modelo testado) e o Core i3-8100.
O Pentium Gold 5405U é bem mais recente. Lançado pela Intel em janeiro de 2019, a CPU conta com dois núcleos, mas oferece a tecnologia Hyper Threading que faz com que o processador se comporte como se fosse um quad-core. Em relação à velocidade, o chip trabalha em até 2,3 GHz – sem oferta de turbo.
Os core I3 Possuem dois núcleos físicos e uma controladora de Vídeo, tirando assim o papel que antes era do Chipset. Os core 2 Quad possuem 4 núcleos físicos e ainda necessitam do Chipset para controle de video( mais isso não quer dizer que possuem um rendimento a baixo dos I3).
O termo “Core” é o que podemos chamar de núcleo, ou uma unidade de processamento. Ele é capaz de lidar com tarefas diferentes para deixar a máquina mais rápida, na hora de executar ações. Logo, dual-core representa dois núcleos e o quad-core significa quatro, resultando em uma potência maior.
Um processador quad-core é um processador de possui quatro núcleos dentro do mesmo CPU. Por padrão, processadores organizam suas atividades em filas de processamento ou threads, e quanto mais núcleos um processador tiver, mais filas ele terá a disposição, o que torna o processamento muito mais rápido.
Já o quad-core é aquele processador que possui quatro núcleos e trabalha com todos eles ao mesmo tempo, executando várias funções! Ele é uma versão mais potente do que o dual-core e melhora o desempenho na hora de usar vários apps ao mesmo tempo ou rodar jogos pesados com ainda mais velocidade.
Ainda é normal existir dúvidas sobre a diferença dos processadores. Sintetizando, Dual Core é qualquer processador que possui dois núcleos; Core 2 Duo, trata-se de uma marca de processador da fabricante Intel e Quad Core difere-se dos demais por possuir quatro núcleos. Entenda como funciona um processador.