A coloração de Gram, ou simplesmente Gram, é uma técnica rápida e simples que tem como objetivo diferenciar as bactérias de acordo com as características de sua parede celular após exposição a diferentes corantes e soluções.
As bactérias Gram-negativas são classificadas pela cor que adquirem depois de submetidas a um processo químico denominado coloração de Gram. As bactérias Gram-negativas adquirem coloração vermelha quando se usa esse processo. As outras bactérias adquirem coloração azul. Elas são chamadas bactérias Gram-positivas.
RESULTADOS Se a mistura produzir bolhas ou espuma, o microrganismo é 'catalase-positivo'. Se não, o microrganismo é 'catalase-negativo'. A prova é considerada positiva quando há a formação imediata e constante de bolhas.
Além da técnica de Gram, outros testes devem ser feitos para identificar qual bactéria está presente e que tipo de antibiótico é efetivo nela. Algumas bactérias podem ser de cepas resistentes e é necessário haver testes para encontrar o tipo ideal de medicamento. Para isso, são realizadas culturas bacterianas.
As bactérias tendem a ser mais resistentes dentro dos hospitais porque nestes locais há um uso maior de antibióticos. A transmissão pode ocorrer de um paciente para outro, a partir de uma superfície contaminada ou até mesmo entre partes diferentes do corpo da mesma pessoa.
A explicação para o surgimento de bactérias mais resistentes, conforme a Anvisa, está na teoria da seleção natural das espécies, elaborada pelo naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882). "Quando são expostas aos antibióticos, um grupo pequeno de bactérias mais fortes pode sobreviver e posteriormente se reproduzir.