Basicamente a sinterização é um processo de estado sólido ocorrendo ligação química e metalurgia do pó, no sentido de eliminar ou diminuir a porosidade existente no compactado verde; formando um corpo coerente provido das propriedades físicas primárias do sinterizado.
Limita a forma geométrica da peça ( tem que ser extraída de uma matriz ); Obriga a execução de grandes lotes de produção, devido ao custo elevado do ferramental; Limita o tamanho da peça, já que a potência requerida na compactação é proporcional a área da seção transversal.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA, PERDA DO NITROGÊNIO E INSOLÚVEIS. Essa grande versatilidade no manuseio e combinação de pós diferentes é uma das grandes vantagens de metalurgia do pó, visto que uma gama enorme de composições químicas pode ser obtida industrialmente através essa técnica.
DESVANTAGENS - forma geométrica da peça é limitada tamanho da peça limitada devido a potência de compactação; produz porosidade residual. Quais são as características do pó? Composição; tamanho médio da partícula; distribuição do tamanho da partícula; principais contaminantes; compressibilidade; fluidez; outros.
É o processo de sinterização que reduz a porosidade e confere propriedades mecânicas finais nas peças. ... A indentação observada durante a fase de sinterização deve ser levada em consideração ao projetar a matriz.
verbo transitivo direto Fazer que misturas de minérios de ferro, finamente granulados, ou pó de gás de alto-forno, se tornem, mediante aquecimento a uma temperatura em que amolecem, numa massa coerente, não porosa.
A sinterização de peças é um processo no qual, pós cuja preparação pode ser cristalina ou não uma vez compactada, posteriormente recebem tratamento térmicos e a temperatura de processamento é sempre menor que a sua temperatura de fusão.
A aglomeração na pelotização é feita por queima de combustível externo á mistura (queima de óleos, gás natural e outros combustíveis), ao contrário da sinterização, pois neste caso o próprio sínter já contém o combustível.
Os finos de minério de ferro são aglomerados em pelotas e, em seguida, endurecidos usando uma fornalha para criar pelotas de minério de ferro. Estas são alimentadas tipicamente para um alto-forno ou planta de redução de ferro como parte do processo de produção do aço.
O alto forno é um reator termicamente eficiente, que funciona em regime de contracorrente: gás-sólido (coque e minério), efetua queima de coque (produz CO e CO2) e promove a redução do minério: Fe2O3 → FeO (wustita) → Fe sólido a partir do Fe saturado com C no estado líquido.
Sinter Feed (6.
O material produzido, que é o sínter, é um material fortemente não- homogêneo composto predominantemente por hematita, magnetita, ferritos, silicatos e poros (figura 1). As características microestruturais de um sínter influem nas suas propriedades e nas propriedades do ferro gusa e do aço produzidos a partir dele.
O alto forno Ela consiste, basicamente, na redução dos óxidos dos minérios de ferro, por meio de um redutor – o carvão (material a base de carbono), atuante como combustível e supridor para as ligas ferro-carbono. A estrutura do alto forno é alta, cilíndrica, com fundação e o forno, propriamente dito.
Alto-forno é como se chama o reator químico, na siderurgia, de tamanho variável, externamente revestido por metal e internamente com material refratário, onde é reduzido o minério de ferro, a fim de transformá-lo em ferro-gusa.
Para a produção do ferro gusa em alto forno, são necessárias as seguintes matérias-primas para cada tonelada de material produzido:
O ferro pode ser obtido por pelo menos duas rotas, (i) a partir do minério de ferro e (ii) a partir da reciclagem de sucatas ferrosas. (i) O Brasil é um dos maiores produtores mundiais da matéria prima para obtenção do ferro, ou seja, minério de ferro.
Além do minério de ferro, do coque e do calcário outras matéria primas são utilizadas para na industria siderúrgica, entre elas está o minério de manganês e a sucata de aço, que assume papel importantíssimo pois não só corresponde ao reaproveitamento de material como também substituto para o ferro gusa na fabricação de ...
As matérias-primas necessárias para a obtenção do aço são o minério de ferro, principalmente a hematita, e o carvão mineral.
Já uma usina siderúrgica é uma espécie de metalúrgica especializada: ela trabalha exclusivamente na produção de ferro e aço, que nada mais é do que um ferro “purificado”, como você confere no infográfico ao lado. ... Um dos que exigem mais calor para fundir é o ferro.
"PRODUTOS SIDERÚRGICOS, conforme “NORMAS DA ABNT”(Associação Brasileira de Normas Técnicas) que esclarece quais produtos são considerados siderúrgicos, que são: Carvão mineral, Minério de ferro (Exceto Extração) ou de outros metais, Ferros chatos, barras, bobinas, lingotes, tubos, perfis, redondos, quadrados, ...
São eles: Aperam, ArcelorMittal Brasil, CSN, Gerdau, Sinobras, ThyssenKrupp CSA, Usiminas, VSB Tubos, V&M do Brasil, Villares Metals e Votorantim.
Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)
Siderurgia no Brasil. De acordo com dados coletados pelo Instituto Aço Brasil, o Brasil produziu 32 milhões toneladas de aço bruto em 2019. A produção de aço bruto da região sudeste representou 86,1 por cento do total. Entre as maiores empresas siderúrgicas do Sudeste estão Gerdau, CSN, CSA, Usiminas e Acesita.
Mineira Gerdau é a maior produtora de aço do Brasil.
aço