Micrótomo é um aparelho destinado a cortar blocos de tecido. A Microtomia consiste basicamente em obter cortes sucessivos dos blocos de parafina contendo fragmentos de órgão. ... Há micrótomos para cortes de blocos de parafina, de congelação e criostático.
Histotecnologista, ou histotécnico, é a designação conferida ao profissi- onal responsável por executar a técnica histológica para atuar em instituições de saúde, instituições voltadas à pesquisa científica e ao controle de qualidade, normalmente em laboratórios de histo ou anatomopatologia.
Clarificação ou diafanização Para remover o álcool e preparar o tecido para a penetração da parafina, utiliza-se o xilol. Conforme o xilol penetra o tecido, em substituição ao álcool, o material se torna mais claro, transparente. Por essa razão, é denominada de clarificação.
O propósito da fixação é preservar uma amostra de material biológico (tecidos ou células) o mais próximo ao seu estado natural como possível no processos de preparação do tecido para exame.
Os fixadores são utilizados com a finalidade de não permitir o surgimento de alterações no tecido e, consequentemente, na formação de artefatos na histologia.
O processo de fixação, em histologia é quase exclusivamente químico, onde substâncias (fixadores) são utilizadas com a principal função de insolubilizar as proteínas dos tecidos. ... Os fixadores podem atuar como agentes desnaturantes ou como estabilizadores, formando pontes com as moléculas vizinhas.
platina
Confecção da lâmina histológica. Na confecção de uma lâmina, é necessário que o tecido seja finamente fatiado, processo chamado de corte histológico. Em seguida, passa-se para a etapa de fixação cujas finalidades envolvem: (1) Evitar a digestão dos tecidos por enzimas existentes nas próprias células (autólise).
Para isso a lâmina extensora deve fazer um movimento para trás tocando a gota com o dorso em um ângulo 45°. O sangue da gota irá se espalhar pela borda da lâmina extensora por capilaridade. A lâmina deve então deslizar suave e uniformemente sobre a outra, em direção oposta a extremidade em que está a gota de sangue.
Como manusear o microscópio
Para calcular o aumento total de um microscópio teremos, pois, que multiplicar o aumento próprio da objetiva pelo aumento da ocular. Ocular: é uma lupa. As mais simples possui no seu interior duas lentes e um diafragma. No interior da ocular temos então: lente de campo, diafragma e a ocular propriamente dita.
O braço, às vezes chamado de coluna, liga a base às lentes. Dois botões giratórios permitem ajustar o foco: o parafuso macrométrico e o parafuso micrométrico. O primeiro é, na maioria das vezes, um grande botão na lateral do microscópio que afasta ou aproxima a lente objetiva da lâmina.
Após utilizar a objetiva com o óleo de imersão, limpá-la com panos especiais para lentes, como papel de óptica ou papel de filtro, passando o papel suavemente somente em um sentido. Caso o óleo de imersão seque na objetiva, limpar com álcool-cetona (7:3) ou xilol.
Verificado por especialistas