Hélio Grassi Filho, os nutrientes são essenciais para que a planta atinja seu estágio de maturação e garanta a reprodução. Cada elemento mineral desempenha uma função específica no metabolismo da planta, assegurando sua qualidade estrutural e fisiológica. A nutrição é o alicerce da produção agrícola.
Ao contrário do que acontece com os animais, as plantas se alimentam por meio da produção própria, utilizando minerais, gás carbônico, luz e água para desenvolver seu próprio alimento. ... Todos os elementos necessários para as plantas se manterem vivas são obtidos do ambiente em que elas vivem.
O conhecimento atual do conceito de nutrição de plantas é historicamente recente. ... A primeira inferência sobre alguns aspectos da nutrição mineral de plantas teve início na antigüidade quando Aristóteles (384-322 a.C.) filósofo e biólogo grego, já fazia afirmações de como as plantas se alimentavam.
Segundo Arnon & Stout (1939), para um elemento ser considerado essencial, ele deve satisfazer a três critérios: a) Na ausência do elemento, a planta não completa o seu ciclo de vida; ... Cada nutriente desempenha funções definidas dentro da planta e nenhum pode ser completamente substituído por outro.
Nos solos tropicais, o alumínio e o manganês podem ocorrer sob formas e teores tóxicos para muitas plantas cultivadas. Das diferentes espécies ou formas químicas desses elementos encontradas no solo, destacam-se o Al3+ e o Mn2+ que em concentrações elevadas são tóxicas às plantas.
Os elementos tóxicos são elementos químicos que causam toxicidade.
Um dos critérios para o elemento ser considerado essencial para a planta é que na ausência deste, a planta não completa seu ciclo, ou seja, ou planta morre ou não produz sementes viáveis.
Para que um elemento seja classificado como essencial, deve satisfazer alguns critérios (Arnon & Stout, 1939): a) A ausência do elemento impede que a planta complete seu ciclo; ... Um exemplo clássico de um elemento que satisfaz este critério é o Mg, que toma parte da molécula de clorofila.
Para que o elemento químico possa ser considerado um nutriente ele precisa atender ao critério de essencialidade. ... Esse critério diz que todos os elementos são essenciais e possuem importância igual em todos os processos./span>
Os nutrientes essenciais são compostos que o corpo não pode produzir ou não pode produzir em quantidade suficiente. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, esses nutrientes devem ser provenientes de alimentos, e eles são vitais para a prevenção de doenças, crescimento e boa saúde./span>
Os macronutrientes mais importantes para o desenvolvimento das plantas são o nitrogênio, o potássio e o fósforo. Além desses, são também essenciais para as plantas o cálcio, o magnésio e o enxofre. Quanto aos micronutrientes, os principais para elas são: boro, cloro, molibdênio, cobre, ferro, zinco e manganês.
São importantes no crescimento e desenvolvimento normal das plantas, mas sua falta não é fator limitante. Entre eles estão: sódio (Na), silício (Si) e cobalto (Co). Os denominados elementos “benéficos” são aqueles minerais que: ... Substituem um elemento essencial em alguma de suas funções menos específicas.
O solo é muito mais do que um simples substrato: ele é o responsável também por levar água e nutrientes aos cultivos, reciclar a matéria orgânica, filtrar poluentes e manter pragas sob controle....Entre eles:
1.
As plantas obtêm seus nutrientes orgânicos do ar e da água e os nutrientes minerais do solo. ... Para ser considerado essencial às plantas, um determinado elemento químico deve atender aos critérios direto e, ou, indireto de essencialidade.
Para a fertilidade do solo os nutrientes são classificados como: a) Macronutrientes primários: nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K). b) Macronutrientes secundários: cálcio (Ca), Magnésio (Mg) e enxofre (S)./span>
2.
a) Os fatores ambientais que direcionam o crescimento dos órgãos vegetais são a luminosidades e a gravidade.
A fisiologia vegetal é o ramo da Botânica que estuda o metabolismo, o desenvolvimento, a reprodução e outros aspectos da vida dos vegetais./span>
Os nutrientes são classificados em dois grandes grupos, os macronutrientes e os micronutrientes: Macronutrientes são aqueles que nosso corpo necessita em maior quantidade, sendo encontrados abundantemente nos alimentos. Proteínas, carboidratos, lipídios e água são exemplos deles.
V nutritivo . Substância que fornece nutrição, especialmente um elemento mineral ou composto alimentício, fundamental para o desenvolvimento e funcionamento dos seres vivos.
Entendendo melhor a função de cada um dos nutrientes
Nutriente é qualquer elemento ou composto químico necessário para o metabolismo de um organismo vivo e compõem os alimentos. Nutrientes são essenciais para a vida e são formados pelos elementos químicos. Ex: Carboidratos. Os Carboidratos oferecem energia para nosso corpo sob a forma de açúcares. .../span>