Durante a subida a velocidade vertical diminui, chega a um ponto (altura máxima) onde , e desce aumentando a velocidade. O alcance máximo é a distância entre o ponto do lançamento e o ponto da queda do corpo, ou seja, onde y=0. ... O vetor velocidade é tangente à trajetória em cada momento.
As componentes da velocidade inicial do projétil podem ser calculadas por meio do seno e do cosseno do ângulo formado pelo vetor velocidade e a direção horizontal. O ângulo que favorece a distância máxima horizontal percorrida pelo projétil é o ângulo de 45º.
Fórmulas
Para se calcular o tempo de subida de um objeto, usa-se a equação das velocidades do movimento uniformemente variado.
Linha recta ou curva descrita ou percorrida por um corpo impelido por uma força. 2. [Figurado] Via; trajecto ; meio; órbita. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: trajetória.
Resposta: A trajetória de um corpo em movimento consiste numa linha imaginária que indica as sucessivas posições ocupadas pelo corpo no decorrer do tempo. A trajetória descrita por um corpo em movimento pode ser retilínea, se for uma linha reta, ou curvilínea, se for uma linha curva.
Movimento retilíneo pode ser conceituado como um movimento de um móvel em relação a um referencial, descrito ao longo de uma trajetória retilínea (reta). ... Movimento curvilíneo consiste na trajetória que descreve uma linha curva. A trajetória dos movimentos curvilíneos pode ser: circular, parabólica e elíptica.
Quando velocidade e aceleração apresentam sentidos opostos, o módulo da velocidade diminui com o passar do tempo. Nesse caso, esse movimento é chamado de retardado, e essas duas grandezas apresentam sinais opostos.
Resposta. MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME é aquele que ocorre sobre uma linha reta e a velocidade é constante ao longo de todo o movimento. ... Já no movimento retrógrado, o móvel caminha contra a orientação da trajetória, seus espaços decrescem no decurso do tempo e sua velocidade escalar é negativa.
O movimento circular uniforme (MCU) ocorre quando um objeto executa uma trajetória circular com velocidade de módulo constante. O movimento circular uniforme (MCU) ocorre quando um móvel qualquer movimenta-se sobre uma trajetória circular com velocidade de módulo constante.
MCU e MCUV são movimentos circulares, entretanto, no MCU, a velocidade angular é constante e não há aceleração angular. Já no MCUV, a velocidade angular é variável, em razão de uma aceleração angular constante. ... O movimento circular uniformemente variado é caracterizado por uma aceleração angular.
Para resolver a questão, é necessário encontrarmos a frequência da roda-gigante em Hz. Uma vez que ela realiza uma volta completa a cada 30 segundos, sua frequência é de 2 rpm. Para convertermos essa frequência em Hz, dividimos seu módulo por 60. Depois disso, podemos aplicá-la na fórmula de velocidade no MCU.