De volta para a articulação glenoumeral, entre as estruturas que formam as articulações do ombro, o chamado lábio glenoidal é uma estrutura fibrosa que reveste o perímetro da cavidade glenóide. Como principal função, ele aprofunda a articulação, criando como consequência à maior estabilidade do sistema.
Lábio (Labrum) Glenoidal – é uma orla fibrocartilagínea inserida ao redor da cavidade glenoide. Tem importante função na estabilização glenoumeral e quando rompido proporciona uma instabilidade articular facilitando o deslocamento anterior ou posterior do úmero (luxação).
O lábio glenoidal, ou labrum, é uma estrutura que fica situada na borda da glenoide, aumentando sua profundidade e melhorando a estabilidade da articulação. O lábio glenoidal é local de inserção dos ligamentos do ombro, nas porções anterior, inferior e posterior, e do bíceps, na porção superior.
A cavidade glenoidal ou glenóide é uma cavidade articular pouco profunda, localizada numa das extremidades da escápula, que permite movimentos amplos. Articula a escápula ao úmero.
Uma parte da escápula, chamada de glenóide, compõe a região da articulação com presença de cartilagem e em contato direto com a cabeça do úmero. A glenóide tem o formato de uma pêra cortada, sendo pouco côncava.
O repouso e o uso de anti-inflamatórios controlam a dor e a inflamação. Pode ser importante um período de imobilização. A fisioterapia ajuda a recuperar a flexibilidade e a força da região do ombro. A cirurgia raramente é necessária numa rotura do tendão longo.
Os tendoes se localizam em quase todas articulaçoes do corpo, como por exemplo, braçoes, maos, joelhos, tornozelo, entre outros... eles ajudam no equilibios do corpo.