Oligolécitos: Ovos oligolécitos, também conhecidos como isolécitos, são aqueles que apresentam pouco vitelo, distribuído de forma homogênea. ... Anfíbios apresentam esse tipo de ovo. Telolécitos: Esses ovos, também chamados de megalécitos, apresentam grande quantidade de vitelo, que ocupa quase toda a célula.
Os ovos megalécitos, também chamados de telolécitos completos ocorrem em répteis, aveis, peixes e cefalópodes. Eles sofrem uma segmentação parcial e discoidal.
Segmentação holoblástica desigual: tipo de segmentação que ocorre em todos os ovos heterolécitos e em alguns ovos oligolécitos. Caracteriza-se pela formação de oito blastômeros de tamanhos diferentes na terceira clivagem. Os blastômeros maiores são denominados macrômeros; e os menores, micrômeros.
A segmentação holoblástica, também chamada de total, apresenta divisões em todo o ovo. Na segmentação holoblástica igual, que ocorre em ovos oligolécitos, observa-se uma divisão que forma blastômeros que apresentam relativamente o mesmo tamanho.
Fecundação é o nome dado ao evento no qual ocorre a união entre o gameta masculino e o feminino: espermatozoide e ovócito secundário, respectivamente. Ele ocorre geralmente na tuba uterina, e em até trinta e seis horas após a ovulação.
A segmentação, ou fase de clivagens, é a etapa que engloba desde a primeira divisão do zigoto até a formação da blástula. Quanto ao seu desenvolvimento, ela pode ser dividida em duas fases: a fase da mórula e a fase da blástula.