Pasteurização rápida, que consiste no aquecimento do leite a 72oC a 75oC durante 15 a 20 segundos, ocorrido em um trocador a placas. Nesse caso, a temperatura precisa obedecer a esse binômio para garantir a inocuidade do leite; Pasteurização lenta, que consiste no aquecimento do leite a 62oC a 65oC, durante 30 minutos.
Por outro lado, o leite de saquinho deve ser consumido em até três dias da sua fabricação e ser sempre mantido em geladeira ou freezer, enquanto o leite de caixinha pode se manter armazenado por semanas e até meses, desde que fechado, e somente se recomenda que seja conservado gelado após ter sido aberto seu recipiente ...
O leite pasteurizado, geralmente vendido em saquinhos (como antigamente) ou em garrafas, é o mais indicado. Ele passa por um processo de alta temperatura que mata micro-organismos prejudiciais à saúde, mas mantém as bactérias que fazem bem à digestão, como os lactobacilos.
O azedamento do leite ocorre quando o ácido lático é produzido pela ação de bactérias chamadas lactobacilos, normalmente aí presentes. O ácido lático é produzido pelas bactérias a partir do açúcar do leite (a lactose), em um processo chamado fermentação lática.
Deixar os alimentos tanto tempo fora da geladeira aumenta o risco de proliferação de bactérias. ... A também nutricionista Natália Cardoso explicou que os alimentos derivados de leite, presunto e salames são os mais perigosos.
A técnica básica muito antiga é cavar um buraco, alinhá-lo com areia, colocar a areia úmida, colocar comida e cobrir. A água irá evaporar lentamente, o que diminuirá a temperatura. Não o 32-40F que você está procurando com refrigeração moderna, mas melhor que a temperatura ambiente.
– Para conservar verduras e legumes fora da geladeira, numa emergência, experimente guardá-los em local fresco, embrulhados em papel molhado. Os resultados são excelentes. – Para cortar o gosto um tanto amargo da chicória, antes de temperar a salada misture uma colher bem cheia de pão esmigalhado (ou ralado).
Em uma casa sem geladeira, algumas substituições de alimentos básicos do dia-a-dia são necessárias. O leite de caixinha ou saquinho, por exemplo, precisa ser trocado pelo leite em pó. Queijos do tipo meia cura ou parmesão sobrevivem bem fora da geladeira, desde que bem armazenado, em local seco e fresco.
Se você mora em um apartamento com espaço reduzido, como uma quitinete ou um studio, pode substituir a geladeira pelo frigobar para ganhar espaço na cozinha. Nesse caso, você pode optar por um modelo com capacidade superior a 80 litros, para garantir que o espaço interno será suficiente.
As pessoas conservavam os alimentos antes da invenção da geladeira por meio do uso do sal, por exemplo, que era parte do pagamento dos soldados romanos. As propriedades do sal permitem que ele conserve carnes e outros alimentos.
A primeira dica para armazená-los fora da geladeira é abusar da água. Mergulhe os recipientes numa pia com água fria. Mas também não dá para fazer milagre. Nesses casos, o prazo de validade é menor – recomenda-se consumir os alimentos em menos de 24 horas.
18 Alimentos que podem ficar fora da geladeira
Ninguém gosta de desperdiçar comida. É por isso que, normalmente, o que sobra de uma refeição em casa costuma ir para a geladeira. Mas, se antes ou depois disso os alimentos forem deixados em temperatura ambiente por mais de duas horas, começa o desenvolvimento de bactérias que podem causar contaminações.
3 dias
Cheiro. Essa é a forma mais fácil de identificar se a carne está estragada, pois ela geralmente apresenta um cheiro forte de mofo ou um odor azedo. Quando você abre o pacote, sente esse cheiro desagradável e rançoso de longe. Cada carne tem um cheiro característico, então preste atenção nisso.