A função essencial da proveta é medir líquido. Para isso é seu formato é cilíndrico e tem uma escala graduada. Por ter uma escala de volume pouco rigorosa a proveta só deve ser usada para medidas que tenham pouca rigorosidade.
A principal função da proveta graduada é medir volumes de líquidos de baixa precisão. Para uma medida mais exata do volume, é recomendável a utilização de uma pipeta. A proveta graduada pode ser fabricada em plástico ou vidro, com volumes que geralmente variam entre 5 e 2000 ml.
A bureta é um instrumento de laboratório de formato cilíndrico e estreito. Sua função é realizar dosagens exatas de soluções em outros recipientes, como um béquer ou erlenmeyer, por exemplo. Ao longo de seu corpo a bureta apresenta graduações e na parte inferior uma torneira, de vidro ou polietileno.
O Equipo Bureta é um dispositivo utilizado para administrar medicações em pequenos volumes e que necessitem de um rigoroso controle de seu volume com exatidão./span>
Bureta ou microfix: Técnica: Aspirar o medicamento na dose prescrita, injetar na membrana da bureta, adicionar 10 ml ou volume de soro preconizado para cada medicamento (SG 5% ou SF0,9%), controlar o gotejamento de acordo com o tempo estipulado para cada droga./span>