A lei da condução térmica, também conhecida como lei de Fourier, estabelece que o fluxo de calor através de um material é proporcional à temperatura. ... Assim, dizemos que a energia se transfere da região de alta temperatura para a região de baixa temperatura.
O fluxo de calor é a razão entre a quantidade de calor que flui por um corpo e o tempo. ... Repare que existe uma diferença de temperatura entre as regiões separadas pelo isolante, o que motiva o surgimento de um fluxo de calor da região de maior temperatura para a de menor.
Calor é um fluxo de energia, ou energia em trânsito, que se manifesta quando existem dois ou mais sistemas com temperaturas diferentes e que flui, espontaneamente, dos corpos mais quentes para os mais frios, até que se atinja o equilíbrio térmico ou que a interação entre eles seja desfeita.
O fluxo de calor por condução ocorre via as colisões entre átomos e moléculas de uma substância e a subsequente transferência de energia cinética.
O fluxo de calor através da superfície S é dado pela relação entre a quantidade de calor Q que atravessa a superfície e o intervalo de tempo decorrido. As unidades usuais de fluxo de calor são cal/s e kcal/s. Como é energia, podemos também usar a unidade watt (W), que corresponde ao joule por segundo (J/s).
O coeficiente de condutividade térmica do alumínio é: K = 0,5 cal/s · cm · °C. A barra sofreu uma variação de 30 °C em sua temperatura. Use a equação: ∅=( ∙ ∙ ∆)/ 300 cal/s.
No SI, a unidade do fluxo de calor é J/s, que é equivalente a watt (W); isto é, a unidade do fluxo de calor é igual à unidade de potência.
Deseja-se transformar 100g de gelo a -20°C em água a 30°C. Sabe-se que o calor específico do gelo vale 0,50 cal/g°C e o da água, 1,0 cal/g°C, e que o calor latente de fusão do gelo vale 80 cal/g.
Os processos de transferência de calor no solo podem ocorrer por condução e convecção, com ou sem transferência de calor latente. A temperatura do solo é conseqüência desses processos e das trocas de calor entre a superfície do solo com a atmosfera.
A transferência de calor por condução ocorre, por exemplo, em metais como o alumínio, cobre e ferro. Quando o metal é aquecido as partículas que o compõe ficam agitadas e transferem calor a todas as partículas que constituem o material.
Nas camadas superiores da crosta terrestre, o calor emitido do interior da Terra move-se por condução, ou seja, a troca de calor ocorre através das vibrações das moléculas do meio rochoso. A perda desse calor através da superfície global é chamada de fluxo térmico terrestre.
A irradiação térmica é um dos principais processos de transferência de calor, esse processo ocorre por meio da emissão de ondas eletromagnéticas, uma vez que todos os corpos que se encontrem em temperaturas acima do zero absoluto emitem radiação térmica.
Em física, transferência, transmissão ou propagação de calor, algumas vezes citada como propagação ou transferência térmica, é a transição de energia térmica de uma massa (corpo) mais quente para uma massa mais fria. Noutras palavras, é a troca de energia calorífica entre dois sistemas de temperaturas diferentes.