A demanda efetiva é o ponto onde a oferta agregada é exatamente igual à demanda agregada. A demanda agregada é a renda que o empresário espera receber por ofertar determinado volume de emprego. Já a oferta agregada é a renda necessária para o empresário oferecer determinado quantidade de trabalho.
O Keynesianismo, ou Escola Keynesiana, é uma doutrina político-econômica que defende o Estado como um agente ativo contra a recessão e alta no desemprego. ... Por exigir um governo maior como decisor na economia de um país, o Keynesianismo, gerou uma oposição ao Liberalismo, ideia que defende um Estado o menor possível.
John Maynard Keynes foi apontado pela revista norte-americana Time como uma das personalidades mais importantes do século passado. Economista fundador da macroeconomia moderna, destacou-se pela obra “Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda” de 1936.
Ele explica que as origens dessa crise foi pelo desequilibrio entre o aumento da produção das fábricas e a má distribuição da renda na sociedade.
A Crise de 1929, também conhecida como Grande Depressão, foi uma forte recessão econômica que atingiu o capitalismo internacional no final da década de 1920. Marcou a decadência do liberalismo econômico, naquele momento, e teve como causas a superprodução e especulação financeira.
O keynesianismo é uma teoria econômica formulada pelo economista John Maynard Keynes (1883 - 1946), que defende que deve haver a plena ação do Estado nas políticas econômicas de um país para atingir o pleno emprego e o equilíbrio econômico.
Contrariando o livre mercado, e o seu projeto microeconomico, ao defender a macroeconomia e a expansão monetária. Já o Estado socialista defende uma estatização da produção e um controle total visando criar uma economia planificada; além da abolição da propriedade privada e em casos mais extremos coletivizacao de bens.