Já os impostos reais, também intitulados “impostos de natureza real”, são aqueles que levam em consideração a matéria tributária, isto é, o próprio bem ou coisa (res, em latim), sem cogitar das condições pessoais do contribuinte (exemplos: IPI, ICMS, IPTU, IPVA, ITR, IOF etc., ou seja, com exceção do IR, todos os ...
O IPI e o ICMS são impostos indiretos. uma vez que o consumidor final é que, de fato, acaba por suportar a carga tributária, embora não seja designado pela lei como contribuinte desses impostos. ... O ICMS, IPI, PIS e COFINS são exemplos de regressivos (simultaneamente, são também classificados como indiretos).
Os impostos seriam o ICMS, IPI, COFINS, ISS, IRPJ e CSLL. Os impostos que incidem sobre qualquer venda também incluem o ISS, IRPJ, COFINS, CSLL e PIS.
Tributos diretos
Os impostos são divididos em diretos e indiretos. Os impostos diretos são cobrados diretamente do contribuinte, por exemplo, o imposto de renda. Já os indiretos são repassados ao contribuinte através do custo do produto. São “sentidos” no preço final de todos os bens e produtos adquiridos pelo consumidor.
Entenda melhor os conceitos:
Os impostos que pessoas físicas e jurídicas pagam rotineiramente são divididos em diretos e indiretos. Chama-se tributo indireto aquele aplicado sobre o serviço ou produto. ... Já os tributos diretos são aqueles que incidem diretamente sobre a renda da pessoa./span>
O imposto direto é aquele que incide diretamente sobre a renda da pessoa: quanto maior a renda, maior o tributo, isto é, há uma relação direta entre a quantidade de tributo paga e a renda. Um exemplo de imposto direto é o Imposto de Renda (IR).
As alíquotas, que incidem sobre o preço pago pelo consumidor, variam de estado para estado e também dependendo do tipo de mercadoria e serviço. Em geral, variam de 7% a 35%./span>
Ao todo, entre impostos federais, estaduais e municipais, taxas e contribuições, o Brasil possui uma lista de 92 tributos vigentes que pode ser acessada no site do Portal Tributário.
Enquanto 50% da arrecadação no Brasil é sobre consumo, a média nos países da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) é de 32%. Já a média da arrecadação sobre renda nos países da OCDE é de 34% enquanto no Brasil é de apenas 25%.
IRPJ: 15% do lucro presumido, caso o lucro mensal seja maior que R$ 20 mil então é cobrado um adicional de 10%; CSLL: 9% sobre o lucro líquido; COFINS: 7,6%; PIS: 1,65%./span>
Tabela do IR 2021