No caso do monopólio existe apenas uma empresa que domina o mercado, enquanto o oligopólio se apresentam duas ou mais. Além disso, o monopólio é considerado exclusivamente um mercado sem concorrência, em que um bem essencial é oferecido apenas por um produtor.
Cartel é um acordo explícito ou implícito entre empresas concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em ...
Enquanto o truste é uma união vertical ou horizontal de empresas de um mesmo segmento, o cartel é um apenas um acordo entre diversas empresas independentes.
Os cartéis, trustes e holdings objetivam eliminar a livre concorrência do mercado e aumentar o lucro das empresas capitalistas. Ou seja, com a concorrência entre as empresas, somente as mais fortes prevaleceram e incorporaram as pequenas empresas, formando, assim, as grandes indústrias. ...
É a forma jurídica de disfarçar um cartel ou um truste. Uma holding não produz nada, sua meta é controlar um conjunto de empresas. É definida como uma empresa que mantém o controle sobre outras, por possuir a maioria de suas ações.
Sendo uma companhia com objetivo principal de controlar outras empresas (na sua maioria), a atividade fim dela é exercida justamente na participação nas demais, como sócia, acionista, administradora, dentre outras funções. As holding empresariais são regidas pela Lei das Sociedades Anônimas.
O objetivo da holding familiar é proteger os ativos familiares já conquistados contra dívidas futuras e das demais hipóteses de perda de patrimônio. Além disso, reduzir a carga tributária na sucessão e planejar as regras de gestão corporativa dos sucessores.
Embora muito utilizadas na compra e administração de imóveis, as empresas holding estão aptas a investir em todo tipo de ativos, especialmente, patentes, marcas registradas, direitos autorais, ações, entre outros. Portanto, é fácil concluir, que as holdings ganham muito dinheiro com a compra e (re) venda de ativos.
Uma holding patrimonial trata-se de uma empresa que administra os bens de uma ou mais pessoas de um mesmo grupo.