Primeiramente, Said faz uma crítica da leitura de Huntington sobre os conceitos de cultura e de civilização, em sua proposição do pós guerra fria. ... Os conflitos são oriundos, um deles, das tradições e dos eventos religiosos, culturais, históricos, que são diferenças fundamentadas e dificilmente a serem superáveis.
Huntington, a humanidade poderia ser dividida em oito civilizações, a saber: Civilização sínica ou chinesa; Civilização nipônica ou japonesa; Civilização hindu; Civilização islâmica, muçulmana ou árabe; Civilização ocidental; Civilização ortodoxa e Civilização subsaariana.
Na teoria formulada por Huntington, havia o risco iminente de uma colisão entre as nove civilizações, classificadas como Ocidental, Islâmica, Confuciana,Budista, Africana, Eslavo-Ortodoxa,Xintoísta-Nipônica, Hindu e Latino-Americana.
A expressão “choque de civilizações” remete à chegada dos colonizadores nas Américas, porém existem diversos outros momentos históricos onde isso aconteceu. Porém, o mais notório e onde houve a maior surpresa, foi no descobrimento.
Pode-se dizer que a antiguidade clássica é um período da história que reunia um conjunto de civilizações da Europa que mais influenciaram – e ainda influenciam – os povos por todo o mundo, como Grécia e Roma. Sua origem se dá em meados do século VIII a.C e vai até ano de 476 d.C, com a queda do império romano.
Para o pensamento clássico, é fundamentalmente o conjunto de fenômenos religiosos, intelectuais, políticos etc. e dos valores que a ele correspondem, caracterizando as populações que participam da herança grego-romana e do cristianismo.
Resposta: Civilização é vista pelo senso comum como o estado de cultura social. Ou seja um grupo de pessoas que estão em sociedade, atuam, compartilham coisas, naquele âmbito de cultura social(sociedade com determinada cultura) o que é empregado pela sociedade, logo é denominado quem o faz, é uma pessoa civilizada.
Civilização é o conjunto de caracteres próprios da vida social, política, econômica e cultural de um país ou região. É o ato ou efeito de civilizar (se), ou seja, de tornar (se) civil, cortês, civilizado.
Foi no século XVIII que o termo cultura ganhou o significado de civilização e acúmulo de conhecimento. Essa definição foi influenciada pelas ideias 20 pontos pra quem responder. anasayuriiii está aguardando sua ajuda.
White (2009) considera que o Homem e a cultura são inseparáveis, ou seja, um não existe sem o outro. A explicação para essa afirmação pode ser feita por meio dos símbolos e dos significados atribuídos a eles, que é uma capacidade inerente ao Homem. A cultura é, então, realizada pela simbolização.
Para Elias, o conceito de civilização expressa uma cadeia de lentas transformações dos padrões sociais de auto-regulação (2006: 53). ... O desenvolvimento dessas regulações comportamentais caminha, na visão de Elias, entrelaçado a um processo de pacificação social.