Jeito de brincar O grupo forma uma roda, e um dos participantes fica no centro. Os jogadores da roda irão perguntar: "Que horas são?". Quem está no meio responde, e o grupo faz a mesma pergunta outras vezes. Até que o participante do centro da roda responde: "Cada macaco no seu galho!".
Macaca ou Amarelinha O primeiro a brincar joga uma pedra na casa número um e segue pulando nas outras, até chegar à área do céu, onde pode pisar, girar e retornar ao começo. Faz isso nas casas seguintes, até errar. Se errar na casa quatro, por exemplo, deixa sua pedrinha e o participante seguinte não poderá pisar.
Brincadeira: Amarelinha
Regras
Amarelinha é uma brincadeira que tem nomes diferentes conforme a região do país: no Sul, é chamada de sapata; no Nordeste, é conhecida como academia ou cademia; no Norte, é chamada de macaca; no Sudeste, pode ser também usado o nome de maré.
Apesar da origem da queimada ser confusa, há relatos de que o esporte nasceu na Idade Média. Assim, no norte da Europa Meridional, no reino da Papônia, o rei Papus treinou seus soldados contra a invasão dos Bárbaros por meio de arremesso de bolas de fogo.
O Dodgeball é um jogo que surgiu por volta de 4000 anos antes de Cristo, criado por chineses, que ao invés de usarem uma bola de borracha, jogavam cabeças decapitadas nos outros. ... Nas diversas regiões do país, o Dodgeball recebe vários nomes como, por exemplo, “Jogo da Queimada” e “Caçador”.