Em virtude dessa capacidade de contração, o tecido muscular é responsável por diversos movimentos que ocorrem no organismo, como a contração de órgãos. Além disso, esse tecido pode ser classificado em três tipos: muscular estriado esquelético, muscular liso e muscular estriado cardíaco.
Os tecidos podem ser considerados como agrupamentos de células que apresentam características morfofisiológicas semelhantes. Dessa forma, existem quatro tecidos bastante elucidados nos animais: epitelial, muscular, nervoso e conjuntivo.
Tipos de Tecido Epitelial
Nos animais vertebrados existem quatro tipos principais de tecidos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.
Existem quatro tipos básicos de tecidos: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso. Cada um deles apresenta organização e funções características.
O sistema fundamental, por sua vez, está relacionado com várias funções, como preenchimento, reserva, sustentação e realização de fotossíntese. Esse sistema é formado por três tipos de tecidos fundamentais: o parênquima, o colênquima e o esclerênquima. ... Dois tipos de tecido fazem parte dele: o xilema e o floema.
A Histologia Animal é a parte da Biologia que estuda os tecidos, suas funções e como eles se relacionam para o funcionamento adequado do organismo. ... Nos organismos multicelulares, as células com características semelhantes e que exercem a mesma função geral formam os tecidos.
O tecido conjuntivo apresenta variados tipos celulares, que são separados por uma matriz extracelular composta de fibras e substância fundamental. No corpo humano, há quatro grupos básicos de tecidos: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.
Zoologia
Biólogo. Outra profissão bem conhecida e que está em contato direto com o reino animal é a do Biólogo. Uma pessoa graduada em Biologia ou Ciências Biológicas busca analisar, pesquisar e compreender a dinâmica de vida dos seres vivos, desde o nascimento até a morte.
A ZOOLOGIA é uma área de estudos ampla, enquanto a Zootecnia dedica-se apenas ao estudo de animais domesticáveis, destinados principalmente à produção de alimentos, tendo como objetivo aumento de produtividade, sendo, portanto, uma ciência dedicada exclusivamente a fins comerciais.
Os animais dividem-se em dois grupos: vertebrados e invertebrados. Os animais vertebrados são os que têm esqueleto interno. Há cinco tipos de vertebrados: os mamíferos, as aves, os répteis, os peixes e os anfíbios. Os animais invertebrados são os que não têm esqueleto interno.
Animais silvestres são os passarinhos, papagaios, corujas, cobras, jabutis, sapos, peixes, macacos, tamanduás, onças e tantos outros que vivem na natureza ou foram retirados da natureza a poucas gerações. Papagaios não são animais de estimação. Eles pertencem à natureza.
Se você se identificou com essas características, confira a lista que preparamos com 8 faculdades para quem deseja trabalhar bem perto dos animais.
Pecuária é a atividade que envolve a criação e venda de animais para criação, domesticação ou abate.
Ciências Biológicas é a área que tem como objetivo estudar todos os tipos de vida: flora, fauna, seres humanos e animais. Esse estudo engloba desde a escala atômica até a taxonomia – ou seja, a classificação das espécies.
Estudar seres vivos, desenvolver pesquisas nas diversas áreas da biologia. Inventariar biodiversidade. Organizar coleções biológicas, manejar recursos naturais, desenvolver atividades de educação ambiental. Realizar diagnósticos biológicos, moleculares e ambientais.
Zoólogo é o cientista que estuda animais, podendo trabalhar tanto no laboratório quanto em campo. Os zoólogos estudam a origem e o desenvolvimento das espécies, bem como seus hábitos, comportamentos e interações e também pesquisam o desenvolvimento de doenças animais.