1)Materiais de largo alcance que proporcionem movimentos amplos, como: caixotes de madeira ou plástico, tábuas, pneus, tijolos, canos de PVC, caixas de papelão grandes, tocos de madeira, bobinas grandes, pedaços de conduítes, cordas e tecidos (toalhas de mesa e lençóis velhos, por exemplo).
Objetos tesouros que você pode colocar no cesto: Escolha objetos naturais como sementes, folhas, conchas do mar e pinhas. Os de madeira, de metal e aqueles com diferentes texturas e temperaturas também são apropriados ao cesto. Evite os objetos de plástico porque eles apresentam sempre a mesma textura.
Com a bandeja de experimentação, a criança é convidada a descobrir as coisas por si mesma. As crianças brincam em pequenos grupos na escola (em dupla ou até mesmo sozinha com o que você pode ter em casa), investigando elementos chamados contínuos (contáveis) e descontínuos (não contáveis).
São designados de brinquedos estruturados aqueles que já são adquiridos prontos, é o caso dos exemplos acima. Os brinquedos não estruturados não são provenientes de indústrias, assim são simples objetos como paus ou pedras, que nas mãos das crianças adquirem novo significado, podendo transformar-se em um brinquedo.
Os brinquedos que compramos prontos são chamados brinquedos estruturados e usualmente possuem uma finalidade específica. São muito atrativos, porém, quase nada interessantes, pois limitam as habilidades das crianças.
Os materiais manipuláveis (estruturados e não estruturados) devem ser utilizados nas situações de aprendizagem em que o seu uso seja facilitador da compreensão dos conceitos e das ideias matemáticas.
Significado de Brinquedo substantivo masculino Objeto usado como para o divertimento, e com o qual crianças brincam. Qualquer divertimento ou algo que se faz para passar o tempo; passatempo, distração. [Figurado] Pessoa que se deixa manipular com facilidade; joguete.
As brincadeiras tradicionais fazem parte do folclore infantil, trazem consigo parte da cultura popular, pois são transmitidas oralmente, guardam a produção espiritual de um povo em certo período histórico, estando sempre em transformação, incorporando criações de novas gerações que venham a sucedê-las (KISHIMOTO 2006).
As brincadeiras antigas funcionam como pontes para o passado, pois quando as crianças brincam, elas se defrontam o tempo todo com vestígios que as gerações mais velhas deixaram. Por isso, ... -Resgatar as brincadeiras tradicionais, reconhecendo-as como elemento do desenvolvimento infantil.
As brincadeiras antigas são fundamentais na infância, pois estas são ligadas aos costumes populares que ajudam a promover a socialização, o desenvolvimento da coordenação motora, o equilíbrio, do respeito às regras e o cognitivo das crianças (REGINA, 2008).
Os jogos ou brincadeiras populares fazem parte da cultura e são criados pelas pessoas ao longo do tempo passando de geração para geração. Nestes jogos, não existem regras fixas, elas podem ser criadas pelo grupo que está brincando e modificadas sempre que necessário.
Para brincar nas férias ou em dias de folga, o importante é se divertir.
Brincadeiras antigas que estimulam a criatividade
Quebra-cabeça, pular corda, uso de brinquedos, massinha, bambolê, amarelinha, cinco marias, bolinha de sabao.
Dicas para incentivar a criança a brincar sozinha
14 brincadeiras para fazer dentro de casa
Brincadeiras Antigas