A proporcionalidade, para a matemática, a química e a física, é a mais simples e comum relação entre grandezas. ... Quando existe proporcionalidade direta, a razão (divisão) entre os correspondentes valores das duas grandezas relacionadas é uma constante, e a esta constante dá-se o nome de constante de proporcionalidade.
Duas grandezas são inversamente proporcionais quando, ao se multiplicar o valor de uma delas por um número positivo, o valor da outra é dividido por esse mesmo número positivo.
Uma grandeza é tudo aquilo que pode ser medido. Já medir é o ato de comparar a quantidade de uma grandeza qualquer com outra quantidade da mesma grandeza que se escolhe como unidade – a unidade de medida.
Qualquer medida pode ser definida pelos seguintes três critérios: tamanho (magnitude da medida), dimensão (unidade), e incerteza. Esses critérios permitem que uma comparação seja feita entre duas medidas reduzindo a incerteza.
Para determinar o valor numérico de uma grandeza, é necessário que se disponha de uma outra grandeza de mesma natureza, definida e adotada por convenção, para fazer a comparação com a primeira. Para saber a altura daquela lata, por exemplo, é preciso adotar um comprimento definido para ser usado como unidade.
Para medir uma grandeza, é necessário escolher uma grandeza da mesma espécie para comparar com aquela que se quer medir. Para medir, é necessário escolher uma unidade adequada, comparar essa unidade com o objeto que se quer medir e contar o número de unidades que foram utilizadas.