Se o peso do corpo for maior que o empuxo exercido pelo fluido, o objeto afundará; Se o peso do corpo for igual ao empuxo exercido pelo fluido, o objeto permanecerá em equilíbrio; Se o peso do corpo for menor que o empuxo exercido, o objeto flutuará até a superfície do fluido.
Quando tentamos levantar algum objeto colocado dentro da água, como em uma piscina, ele parece mais “leve”. Essa sensação surge em razão da força de empuxo que o fluido exerce sobre os corpos imersos em seu interior.
A razão de haver uma força de empuxo é devida ao fato inegável de que o fundo (isto é, a parte mais submersa) de um objeto está a uma profundidade sempre maior em comparação à parte superior do objeto. Isso significa que a força para cima feita pela água tem que ser maior que a força para baixo feita pela água.
Por que o navio flutua? 1) Porque é oco e sua densidade média (considerando a parte de aço e a parte cheia de ar) é menor que a densidade da água. 2) Porque ele encontra-se em equilíbrio, parcialmente imerso e sujeito a ação de duas forças de mesmo módulo e contrárias, o peso P e o empuxo E, exercido pela água.
Há muitos e muitos anos um italiano chamado Arquimedes descobriu que se o peso do barco for igual a essa pressão, que ele deu o nome de empuxo, o barco não vai afundar: ele se equilibra pela própria força da pressão que recebe da água. ... A flutuação também vai depender do meio, porque nem toda água é igual.
Os submarinos convencionais têm uma capacidade operativa de até 80 dias no mar, podendo ficar submersos por até cinco dias, sem necessidade de vir à tona para influxo de ar aos motores a diesel, o que garante um grande raio de ação, podendo ir sem paradas, por exemplo, do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul.
Isso é meio estranho... Pois bem, isso acontece porque a densidade da água que forma um iceberg é menor que a densidade da água salgada do mar que o cerca. Na verdade, isto é uma característica do gelo: sua densidade (ou seja, a sua massa dividida pelo volume que ele ocupa) é menor que a da água.
Significado de Iceberg substantivo masculino Geleira; massa de gelo que flutua por ter se desprendido de um glaciar, extensa aglomeração de gelo, sendo movimentada ou levada pelo mar. [Informal] Figurado. Quem é insensível ou emocionalmente duro: aquele presidente é um iceberg. Pronuncia-se: /áisbergui/.
Mesmo sendo enormes geleiras e muito pesados, os icebergs flutuam, porque o gelo é menos denso que a água. ... Dessa forma, a água doce tem densidade menor que a água salgada do mar.
Resposta. O iceberg flutua porque o gelo possui uma densidade menor que a água do mar, sua parte visível (acima da água) é de apenas 10% do seu volume total.
Por causa dessa característica dos icebergs, surgiu a expressão popular: "isto é apenas a ponta do iceberg", que significa que certa coisa é apenas o começo ou uma pequena parte de um problema ou situação muito maior e complexa.