O exercício aeróbico é aquele que usa o oxigênio no processo de geração de energia cósmica dos músculos. Esse tipo de exercício trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica. Andar, correr, nadar, pedalar, dançar, são alguns dos principais exemplos de exercícios aeróbicos.
Na realização do treinamento aeróbio são empregados exercícios com movimentos repetitivos e que envolvem grande volume muscular como caminhar, correr, pedalar ou nadar. Muita energia é utilizada no treinamento aeróbio porque grandes músculos são usados ao mesmo tempo.
Esteira, bike ou elíptico: qual exercício aeróbico é melhor para...
"Tanto a caminhada quanto a corrida são excelentes aliados na definição dos músculos abdominais, pois diminuem a porcentagem de gordura do corpo com a queima de calorias", aponta Diogo. Para variar o treino, vale ainda investir na bicicleta ergométrica ou no elíptico, exercícios aeróbios de menor impacto.
Um treino aeróbico para queimar gordura e perder barriga deve ser feito durante, pelo menos, 30 minutos e deve ser repetido de 3 a 5 vezes por semana.
Para você ter uma ideia, após a atividade aeróbica seu corpo continua queimando calorias por até uma hora. Porém, após um bom treino de musculação, você queima calorias por até 15 horas! É por isso que a musculação emagrece mais que os exercícios aeróbicos.
Para quem tem o objetivo de melhorar a performance na corrida, o ideal é que o treino aeróbico seja realizado antes da musculação. O desempenho de um exercícios não trará prejuízo para o desempenho do outro.
7 melhores exercícios aeróbicos para perder a barriga
Confira, a seguir, as melhores opções de atividades para emagrecer.
Conheça os 3 melhores aparelhos de academia para emagrecer
Sabemos que o placar é a favor da reeducação alimentar, mas os especialistas, inclusive os de nutrição, são unânimes em afirmar que combinar dieta e exercícios físicos é a forma mais saudável e consistente de perder peso.
Ainda assim, os exercícios que são considerados os melhores para emagrecer são os aeróbicos, onde se incluem:
Dieta é mais importante que treino Segundo o personal trainer e bodybuilder Rafael Ramos Ribeiro, “60% dos resultados dependem da alimentação correta e 40%, do treino. Claro, existem pessoas que treinam muito mais e comem besteira, mas são casos especiais que incluem fatores genéticos e biotipo.
Você pode perder gordura e ganhar músculo e o peso na balança não se alterar. O ideal seria realizar um exame de bioimpedância corporal que consegue fazer essa avaliação de forma mais ampla, indicando o quanto de gordura você precisa perder, quantos kg de músculo você tem e precisa ganhar.
Ao contrário do que a maior parte das pessoas acredita, todo tipo de exercício físico ajuda a perder peso, não apenas os aeróbicos como caminhada, bicicleta e corrida. A musculação também ajuda a emagrecer e ainda traz a vantagem do aumento da massa muscular, o que melhora o metabolismo.
Remédio para emagrecer: os mais usados para perder peso
Dieta de 3 dias para emagrecer rápido