As defumações com sálvia, sozinha ou compostas com resinas, proporcionam excelente purificação e iluminação espiritual para as pessoas e o ambiente. Nos banhos, é extremamente equilibradora, proporcionando “pés no chão”, capacidade de discernimento, sabedoria e propiciando melhores condições para tomada de decisões.
Banho com malva, erva-doce e mel Misture 2 litros de água, uma colher de sopa de mel, um punhado de malva e erva-doce e, em seguida, leve para o fogo. Deixe a solução ferver por cinco minutos. Coe o líquido. Tome o banho higiênico normalmente e depois despeje a água do pescoço para baixo.
Para fazer a solução da sálvia, é necessário primeiro ferver dois litros de água e depois acrescentar três colheres de sal grosso. Depois que desligar o forno, você deve colocar as folhas na água e esperar por uma hora. Apenas a água fervida é utilizada no banho, sem a planta.
A sálvia pode ser usada para escurecer e intensificar a cor dos cabelos. Uma infusão das folhas desta planta pode ajudar a escurecer um pouco os cabelos grisalhos e também tornar os cabelos castanhos ou pretos mais brilhantes. Você simplesmente pode usar a infusão como enxágue final após a lavagem normal.
Você pode plantar a sálvia em vasos ou diretamente no solo. Esse plantio pode ser feito através de touceiras ou pelo meio mais comum: sementes. Caso resolva germinar as sementes em sementeiras, transplante quando as mudas ficarem grandes o suficiente para serem manuseadas sem que isso traga danos à elas.
Aí é só cortar as ponteiras – a parte final em que o galho tem cor mais clara e é mais tenro, plantá-las em terra comum ou areia úmidas e cobrir com vidro ou plástico. As folhas nem chegam a murchar. Deixe as mudas na sombra, quietinhas, por cerca de 1 mês. Ao fim deste período, elas deverão estar enraizadas.
Salvia divinorum
A sálvia não tem efeitos secundários negativos. Apenas um pequeno número de pessoas reporta dores de cabeça, irritação dos pulmões e insônias após fumar sálvia. Acredita-se que estes efeitos são causados pelos produtos resultantes da combustão ao fumar qualquer tipo de planta, e não pela salvinorina.
Além disso, a erva contém substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias e capazes de facilitar a digestão. Ele é superantioxidante – combate os radicais livres, as moléculas aliadas das ruguinhas – e tem ação desintoxicante, livrando o organismo do excesso de toxinas.
Chá de sálvia O chá pode ser utilizado para fazer gargarejos ou bochechos várias vezes ao dia, tratar lesões na boca ou na garganta, ou pode-se tomar 1 xícara do chá, 3 vezes ao dia, para tratar a diarreia, melhorar a função digestiva ou reduzir o suor noturno.
Ela é muito utilizada nas cozinhas clássicas, mais na italiana do que na francesa. A erva acompanha bem carnes, como porco, pato, peru e frango, grãos e ovos, além de queijos e legumes, como a abóbora. Também vai bem nas massas, como o famoso nhoque com manteiga de sálvia.
A receita é fácil!
Para um melhor cultivo de peixinho da horta, o ideal é optar por locais de clima ameno, uma vez que a planta não tolera calor excessivo e tem seu crescimento limitado acima de 35 °C. Já o solo para cultivo deve ser leve, bem drenado e com bom teor de matéria orgânica.
Para fazer um hormônio enraizador natural para estaquia do mel, dê alguns passos simples:
Plantio É melhor propagada por estacas apicais de 10 a 15 centímetros em substrato. Mantenha o solo bem úmido até o enraizamento, o que leva de um a dois meses em regiões onde o inverno é ameno e cerca de um ano, onde é frio. A muda deve permanecer em viveiro até o transplante em local definitivo.
Segundo ele, a técnica da alporquia é o jeito mais rápido. “Você deve escolher um galho onde já exista a madeira, um centímetro é o ideal. Com uma ferramenta cortante é feito um anel na planta, depois é preciso fazer um curativo na árvore. Na sequênia é necessário um produto que retenha a umidade da planta.
Alecrim, manjericão, hortelã e erva-cidreira: Coloque em um recipiente com água, que deve ser trocada a cada dois dias, e deixe em um local que receba bastante luz solar. Em algumas semanas, quando as raízes começarem a crescer, transfira para um vaso com terra.
Sol é essencial. Mantenha a sua planta em um local com pelo menos 3 horas de solar luz direta por dia. Nos primeiros meses de plantio, mantenha o solo sempre úmido. Quando a planta já estiver bem desenvolvida, ela irá resistir a períodos curtos de seca, por isso as regas podem ser mais esparsas.