O Araticum (Annona Crassiflora) é um fruto do cerrado que apresenta polpa adocicada rica em ferro, potássio, cálcio, vitamina C, vitamina A, vitamina B1 e B2, o que torna a elaboração de um produto com excelente valor nutricional. O que pode auxiliar na prevenção de doenças como reumatismo, úlcera e até câncer de pele.
O araticum (nome científico Annona crassiflora) é uma planta característica do Cerrado. ... O nome araticum é derivado do tupi e significa “árvore rija e dura, fruto do céu, saboroso, ou ainda fruto mole”, visto que sua polpa é branca, viscosa e mole quando maduro.
Já a frutificação se inicia em novembro, com a maturação do fruto concentrada entre os meses de janeiro e abril (CARVALHO, 2002). Segundo Carvalho (2002), a sazonalidade é uma característica marcante na produção de frutos de marolo.
A época correta para colher o fruto acontece no mês de março e caso ele não amadureça no pé, o marolo seca e estraga. Em alguns casos, os comerciantes enganam os consumidores ensinando técnicas para amadurecer a fruta em casa. “Diferente das outras frutas, como a banana, por exemplo, o marolo só amadurece no pé.
A dica é colocar a fruta verde um saco de papel com uma ou duas maçãs maduras juntas. As maçãs vão liberar gás etileno enquanto amadurecem e a exposição das outras frutas a esse gás irá acelera o amadurecimento do alimento.
As mudas devem ser plantadas no campo no início da época chuvosa em covas de 60 x 60 x 60 cm, quando abertas manual- mente ou de 45 cm de diâmetro por 75 cm de profundidade quando feitas mecanicamen- te. O espaçamento para o plantio deve ser entre 5 x 5 me 7 x 7 m.
Para fazer muda de pequi, deve-se mergulhar o fruto na água e deixá-lo de molho por quatro dias. Fica mais fácil para tirar a polpa com jato de água e obter a semente, que vai precisar de dois dias para secar completamente. O passo seguinte é aplicar um tratamento para acelerar a germinação da semente.
Os frutos devem ser colocados em uma peneira debaixo de água corrente e macerados até a retirada de toda a polpa e de resto de látex. Em seguida, as sementes são colocadas sobre papel absorvente ou jornal e deixadas à sombra por 24 horas. Devem ser descartadas as que tiverem “ chochas” ou doentes.
A mangabeira é uma árvore de porte médio, com altura variando de 4 a 7 m, podendo chegar até 15 m, de crescimento lento, copa ampla, às vezes mais ramificada que alta. O tronco é geralmente único, tortuoso ou reto, com 0,2 a 0,3 m de diâmetro. Os ramos são inclinados, numerosos, separados e bem formados.
PLANTIO - a mangabeira se adapta bem a solos pobres, arenosos e profundos, e pode ser plantada em diferentes épocas do ano. No início do verão ou fim das chuvas, período de menor incidência de doenças. Recomenda-se cerca de quatro litros de água a cada cinco dias.
A mangaba de nome científico Hancornia speciosa pertence à família Apocynaceae. O nome mangaba tem origem indígena e significa “coisa boa de comer”. Fruto da mangabeira, a mangaba pode ser encontrada em regiões de cerrado, caatinga e no litoral nordestino.
SIGNIFICADO: Sonhar com fruta mangaba mostra que você tem medo de sentir-se desnecessário ou abandonado. Você pode estar passando por um período de aprendizado espiritual. Você não pode mais conter suas emoções fortes e precisa tirá-las de seu sistema rapidamente.
A mangaba é o fruto da mangabeira, árvore que pode atingir cerca de sete metros de altura. ... A palavra mangaba é de origem tupi guarani, que significa “coisa boa de comer”.
Genuinamente brasileira, a planta é típica das restingas do litoral nordestino e dos cerrados do Centro-Oeste; a fruta, muito procurada in natura e para doces, compotas, sucos e sorvetes, ainda é pouco produzida comercialmente.
Mangaba é fruta característica do Nordeste do Brasil. Pequenas frutas de sabor azedinho são colhidas no município de Pirambu. A mangaba, que tem o gosto azedinho, é fruta característica do Nordeste do Brasil.
O jenipapo é o fruto do jenipapeiro, árvore nativa das Américas do Sul e Central. A fruta que é semelhante ao figo, chega a ter 10 cm de comprimento e 7 cm de diâmetro. A polpa aromática, de sabor ácido e cor amarelo-pardacenta é utilizada no preparo de compotas, doces, xaropes, bebidas, refrigerante e licor.
Seu principal uso é como suco, feito com a polpa de frutas maduras. Pode ser cozido com açúcar para produzir um xarope, utilizado em sobremesas e bebidas. O jenipapo tem poucas calorias e é fonte de vitaminas do complexo B, além de fibras, minerais e antioxidantes.
Época de floração e frutificação: Floresce em Novembro. Frutos principalmente em Julho Agosto, mas pode produzir em outras épocas.