As cores dos Orixás na Umbanda
Conta-se uma lenda (itan) que existia nas terras de Irá, uma linda moça chamada Onira (Senhora de Irá), ela sempre comandava seu povo com sabedoria. Mas, ela tinha um grande problema: adorava lutar e se sentia bem em matar seus inimigos.
O número 9 é sagrada a Iansã, nove também são as qualidades de Iansã e 4 são as Oyás de culto Igbalé. Senhora dos ventos, dos tufões, das nunvens de chumbo, tempestades, das águas agitadas pelo vento, águas do seu rio Níger, onde é cultuada.
Atrair amor Chame, então, pela Pombagira Dama da Noite e faça a ela seus pedidos para abrir caminhos na atração e no amor, mas nunca diga o nome de ninguém. Coloque ao lado uma taça de champanhe e um copo de água, que serão despachados no dia seguinte pela manhã em água corrente da pia mesmo.
Os elementos pedidos para a oferenda, vai depender da necessidade de cada pessoa, mas no geral usamos:
Oferendas para Maria Padilha
Fuma cigarros [alguns médiuns explicaram q ela gosta do Hollywood vermelho] e cigarrilhas. Suas oferendas nunca devem ser feitas nas encruzilhadas, apenas nas estradas. Gosta de jóias, perfumes, cosméticos e espelhos; rosas vermelhas (nunca botões) em número ímpar, cravos e palmas vermelhas.
Abra a champagne e diga a saudação a Pomba Gira Maria Padilha: " Laroiê Maria Padilha Exu mulher!" Despeje um pouco da champagne no chão. Ao colocar a garrafa no chão, de 3 batidinhas delicadas com ela no chão antes de deixa-la ali. Ao lado, oloque o papel estendido, porém não sobre o local molhado pela chamapgne.