Para garantir a segurança do paciente durante a administração de medicamentos, a Enfermagem deve utilizar os noves certos, sendo eles: Medicação certa; Paciente certo; Dose certa; Via certa; Horário certo; Registro certo; Ação certa; Forma farmacêutica certa e Monitoramento certo.
Seja no início ou no fim do processo, os erros mais comuns praticados nas instituições de saúde são:
Os resultados demonstraram que os principais erros de medicação que ocorrem em hospitais são forma farmacêutica e doses incorretas, ausência de orientação a respeito de medicamentos, falta de identificação do paciente, omissão de medicamento prescrito, dispensação de medicamento não prescrito e medicamento dispensado ...
Como barreiras de prevenção para minimizar o risco de erros na administração de medicamentos, podemos citar: padronização desde a compra seguida do cadastro e prescrição do medicamento, restrição de acesso aos medicamentos, rótulos e alertas automatizados e verificação em dupla checagem por profissionais diferentes ...
Conheça os 5 erros que todo enfermeiro precisa evitar!
Entre as principais causas de erros de medicação destacam-se: falta de conhecimento sobre os medicamentos, falta de informação sobre os pacientes, violação de regras, deslizes e lapsos de memória, falhas na interação com outros profissionais, falhas na conferência do medicamento com a prescrição e problemas no ...
Um método eficiente que viabilizar a detecção de erros de medicação é a implementação da validação farmacêutica nos tratamentos antineoplásicos, visando a melhora na qualidade da saúde dos pacientes oncológicos.
Tipos de erros de dispensação:
Podemos destacar 03 tipos de sistemas de dispensação de medicamentos, sendo:
Os erros se concentraram principalmente nos medicamentos heparina, fentanil e midazolam; e os setores de tratamento intensivo e a neurologia apresentaram maior número de erros por prescrição. Observou-se o uso intensivo e sem padronização de abreviaturas.
Quando a prescrição possui medicamentos potencialmente perigosos/alta vigilância, os erros ocasionados pela legibilidade inapropriada podem ser graves, e até fatais22,23. Recomenda-se a utilização de prescrições digitadas e eletrônicas como forma de melhorar a legibilidade das mesmas.
Qualquer acontecimento prevenível que pode causar dano ao usuário ou que dê lugar a uma utilização inapropriada dos medicamentos quando estes estão sob a responsabilidade dos profissionais de saúde, do doente ou do consumidor.
E como evitar erro de medicação??