Considera-se que a fusão da valsa, polca, maxixe, jongo e lundu fez nascer um gênero totalmente singular. Há grande influência europeia na formação do samba, principalmente na parte harmônica, porém, sua célula rítmica é, sem dúvida, de origem africana.
Ritmos
De nítida influência africana, o samba nasceu nas casas de baianas que emigraram para o Rio de Janeiro no princípio do século. ... Grande tronco da MPB, o samba gerou derivados, como o samba-canção, o samba-de-breque, o samba-enredo e, inclusive, a bossa nova.
O samba foi criado no Brasil e sua origem são os batuques trazidos pelos negros escravizados, misturados aos ritmos europeus, como a polca, a valsa, a mazurca, o minueto, entre outros. Inicialmente, as festas de danças dos negros escravos na Bahia eram chamadas de "samba".
O samba surgiu no Rio de Janeiro, no começo do século XX, nos redutos em que residiam as populações afro-brasileiras. O samba é um gênero musical com origem na cultura africana presente em nosso país.
Outros pesquisadores do assunto ainda relatam que o termo “samba” tem origem no termo africano “semba”, que era comumente utilizado para designar um tipo de dança onde os dançarinos aproximam seus ventres fazendo uma “umbigada”.
O samba originou-se dos antigos batuques trazidos pelos africanos que vieram como escravos para o Brasil. ... Os ritmos do batuque aos poucos foram incorporando elementos de outros tipos de música, sobretudo no cenário do Rio de Janeiro do século XIX.
Com um andamento mais rápido e enérgico, o samba se reinventou, dando origem ao pagode, que abriu espaço para a incorporação de novos instrumentos musicais, como o tantã, o repique de anel e o banjo com braço de cavaquinho, criados por Sereno e Almir Guineto, ambos integrantes de um dos primeiros grupos de pagode, o ...
Os primeiros pagodeiros de destaque foram Almir Guineto, Zeca Pagodinho, Caprí, Deni de Lima, o grupo Fundo de Quintal, Jovelina Pérola Negra, Jorge Aragão, Mauro Diniz e Nei Lopes. Um importante álbum do gênero é "Raça Brasileira", de 1985, que conta com a participação de muitos destes artistas.
O cantor Ubirany Félix Do Nascimento, do grupo Fundo de Quintal, morreu nesta 6ª feira (11. nov. 2020) aos 80 anos, vítima de covid-19. Ele estava internado há mais de uma semana na Casa São Bernardo, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Sereno
29 de maio de 2016
Em 2008 o músico resolveu seguir carreira solo e saiu do Fundo de Quintal. Três meses depois recebeu a impactante notícia que tinha um câncer na garganta e precisou fazer cirurgias e tratamentos contra a doença, fato que o deixou sem voz.
Desde 2017, após ter passado trinta anos como cavaquinista do Fundo de Quintal, Ronaldinho anunciou a saída do grupo para se lançar na carreira solo. Na época, o artista comunicou aos fãs, em nota, que a decisão foi baseada única e exclusivamente por "almejar fazer um trabalho com o meu perfil".