Se for digital, ligue o aparelho. Se for analógico, coloque a manivela para funcionar. O teste deve gerar a alta tensão em um tempo de 2 a 5 segundos. Por fim, se faz a análise de resistência de isolamento com base na leitura do aparelho.
É aqui que vamos usar o terrômetro. A distância do eletrodo de corrente e a haste fixa deverá ser no mínimo três vezes o comprimento da haste. Por exemplo, se a haste for de três metros, basta multiplicar por três e fica determinado que a distância mínima entre o eletrodo de corrente e a haste será de nove metros.
Instruções antes de utilizar o instrumento. Nunca efetue medidas com o instrumento nos se guintes casos: o terrômetro ou as pontas de prova apresentarem defeitos; as pontas de prova ou suas mãos estiverem úmidas; após o armazenamento ou acondicionamento do instrumento em condições anormais; ou com o instrumento aberto.
Se o seu condutor for de 6mm², o condutor de aterramento deverá ter a mesma seção - Basta verificar a tabela 58. Se o cabo da minha edificação for de 120mm², entro no terceiro item da tabela 58, porém não existe condutor de 60mm² de cabo de cobre no mercado.
Desta forma, podemos dizer que quanto maior o comprimento do fio, maior também será sua resistência. Por outro lado, quanto maior a área (A) da seção reta do fio, maior será a quantidade de elétrons que passa por ela na unidade de tempo, isto é, maior a intensidade da corrente (mantendo-se constante a ddp).
Afaste o condutor no centro, de maneira que forme um “buraco”, introduza o segundo condutor de derivação no centro do condutor derivado. Gire o condutor que foi introduzido na derivação para cada lado dentro do condutor principal. Para obter uma emenda bastante forte, utilize o alicate universal para fixar a emenda.