Portanto, as Boas Práticas em Biossegurança são procedimentos que devem ser adotados pelos serviços de Enfermagem, a fim de se garantir a qualidade da assistência e a conformidade dos procedimentos com a legislação vigente e, geralmente, são regulamentadas por normativas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( ...
As Boas Práticas de Laboratório têm por objetivo nortear as principais atividades realizadas nos serviços de saúde por meio de estratégias que minimizam o risco de exposição a agentes nocivos. Feito isso, também contribuem para a melhoria da qualidade da assistência ao paciente.
BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO As atividades realizadas em laboratório requerem do profissional uma série de cuidados, justificada pelo risco à saúde, em função do manuseio de material biológico contaminado, bem como da utilização de vidrarias, equipamentos e produtos químicos.
O termo biossegurança pode ser definido como os princípios de contenção, tecnologias e práticas implementadas para evitar a exposição a agentes patogênicos, toxinas ou sua acidental liberação.
O objetivo principal da biossegurança é criar um ambiente de trabalho onde se promova a contenção do risco de exposição a agentes potencialmente nocivos ao trabalhador, pacientes e meio ambiente, de modo que este risco seja minimizado ou eliminado.
É isso que a biossegurança busca por meio de ações, estudos ou procedimentos para evitar os riscos causados pelo uso de agentes químicos, físicos e biológicos. Esses perigos estão em todo lugar, em diversos ambientes e atividades, como pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços.
A implementação de normas de biossegurança auxilia, principalmente, a minimizar os riscos biológicos que circulam dentro do ambiente hospitalar. Afinal, trata-se de um local onde há uma grande circulação de pessoas enfermas, que podem disseminar vírus ou bactérias.
A Biossegurança é uma área do conhecimento relativamente nova e desafiadora e vem sendo vista como uma ciência emergente que abraça preocupações que se estendem desde as boas práticas laboratoriais às questões mais abrangentes, como a biodiversidade, a biotecnologia, a bioética, apontando, em um enfoque ...
O que significa a NR 32 e qual sua importância nas empresas? A NR 32 é uma norma que define diretrizes básicas de estabelecimentos e implementação de medidas com esse fim. Essa norma atinge trabalhadores prestadores de serviços, de assistência e, também, aqueles com o mesmo tipo de ensino e pesquisa.
É uma Norma que estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde. Qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população, em qualquer nível de complexidade.
O que a norma determina em relação ao risco biológico? Considera como risco biológico a pro- babilidade da exposição ocupacional a agentes biológicos (microrganismos, geneticamente modificados ou não; as culturas de células; os parasitas; as to- xinas e os príons).
Na NR 32, é de obrigação do empregador:
Assim, todos os trabalhadores que exerçam atividades nessas edificações, relacionadas ou não com a promoção e assistência à saúde, são abrangidos pela norma. Por exemplo, atividade de limpeza, lavanderia, reforma e manutenção.
O ambiente hospitalar é um local onde encontramos muitos riscos existentes no dia a dia de trabalho. E a NR 32 é a norma responsável por estabelecer as medidas protetivas para garantir a saúde e a segurança de todos que atuam naquele local.
O colaborador deve: Realizar o esquema vacinal (Hepatite B, Dupla Adulto e MMR); Lavar as mãos antes e após realizar cada procedimento; Utilizar EPIs, como luva de procedimentos e sempre usar avental, máscara e óculos de proteção (quando necessário);
A Norma Regulamentadora 32, da Anvisa, que trata da segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, estabelece que “os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais”.
SOBRE A ROTINA DO TRABALHO DA ENFERMAGEM, DO QUE A NORMA TRATA? A NR-32 abrange as situações de exposição à riscos para a saúde do profissional, à saber: dos riscos biológicos; dos riscos químicos; da radiação ionizante.