As cartas relacionadas a seguir (conhecidas como Corpus Paulinum) são aquelas que tradicionalmente são atribuídas a Paulo:
Epístolas paulinas
Chamam-se Epístolas Católicas (ou Epístolas Universais/Gerais) às cartas do Novo Testamento que vão de Tiago a Judas. Com exceção de II e III João, é difícil determinar a quais problemas específicos, se é que existiam, estas cartas pretendiam tratar, nem fica claro se elas foram escritas para destinatários em especial.
Resposta. As Epístolas de Paulo são os 14 livros do Novo Testamento da Bíblia que foram escritas pelo apóstolo Paulo. As epístolas paulinas são: Eclesiastes, Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses e II Tessalonicenses. Pastorais: I Timóteo, II Timóteo e Tito.
Segunda Epístola a Timóteo
Paulo continua ordenando a Timóteo seja sóbrio, moderado no vestir, no comer, no comportamento, nas atitudes, em tudo. E moderação está faltando no meio do povo de Deus,no comportar, no vestir, no comer, no falar, na maquiagem e em tudo.
Resposta: 1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus, 2 A Timóteo, meu amado filho: Graça, misericórdia, e paz da parte de Deus Pai, e da de Cristo Jesus, Senhor nosso. ...
Timóteo é mencionado na Bíblia durante a segunda visita de Paulo à Listra, na Anatólia, como sendo um "discípulo", "filho de uma judia crente, mas de pai grego". ... Timóteo foi elogiado por Paulo por seu conhecimento das Escrituras, a quem ele parece ter sido apresentado ainda na infância.
Durante sua quarta grande viagem missionária, Paulo deu ordens a Timóteo para cuidar espiritualmente, servir e pastorear a Igreja em Éfeso: “Conforme te solicitei, quando partia para a Macedônia, permanece em Éfeso para advertires a certas pessoas que não mais ensinem doutrinas falsas” (1ª Timóteo 1.
Entretanto, os argumentos contrários à posição tradicional da autoria de Paulo não são conclusivos. I Timóteo foi escrito na Macedônia (provavelmente em Filipos), cerca de 64 D.C., durante o intervalo entre o primeiro e o segundo aprisionamento de Paulo em Roma.
Assim, essa carta é tida como o Page 3 primeiro documento oficial escrito em terras brasileiras. Foi manuscrita com pena e tinta sobre papel. Caminha assina a carta na data de 1º de maio de 1.
Paulo de Tarso e João Evangelista pregaram na cidade. A igreja que havia em Éfeso no fim do século I d.C. foi uma das sete igrejas mencionadas no Apocalipse, juntamente com Esmirna, Pérgamo, Sardes, Tiatira, Filadélfia (atual Alaşehir) e Laodiceia no Lico.
No caso de Timóteo, cuja mãe era judeo-cristã, mas cujo pai era grego, ele pessoalmente circuncidou-o "por causa dos judeus" que estavam na cidade. Ele também pareceu perceber o valor da circuncisão em Romanos 3:1-2. Paulo argumentava que a circuncisão não precisava mais ser física, apenas uma prática espiritual.