Os principais exemplos de rochas metamórficas são: o gnaisse, formado a partir do granito (rocha ígnea); a ardósia, formada a partir do xisto (rocha metamórfica), e o mármore, formado a partir do calcário (rocha sedimentar).
Exemplos de Rochas Sedimentares
As rochas magmáticas formam-se quando há o resfriamento do magma. As rochas metamóficas são resultado da junção das rochas magmáticas e sedimentares e metamóficas, As rochas sedimentares da junção de sedimentos junto a ação de fatores físicos.
As rochas ígneas extrusivas formam-se pelo rápido resfriamento do magma que chega à superfície por meio de erupções vulcânicas. As rochas ígneas extrusivas, como o basalto, são reconhecidas facilmente por suas texturas vítreas ou de granulação fina.
As rochas magmáticas foram formadas de magma, as sedimentares pela deposição de sedimentos e posterior compressão destes, e as rochas metamórficas por qualquer uma das primeiras duas categorias e posteriormente modificadas pelos efeitos de temperatura e pressão.
Rochas ígneas são formadas a partir do resfriamento do magma e rochas metamórficas se formam a partir da transformação de outras rochas.
01) Rochas são agregados de minerais que formam a parte essencial da litosfera. São de três tipos: ígneas ou magmáticas, sedimentares e metamórficas. 02) Minerais são massas inorgânicas naturais de composição química definida, com um ou vários tipos de cristalização, encontrados na crosta terrestre.
Tipos de Rochas Rochas Magmáticas: formadas pelo magma terrestre. Rochas Sedimentares: formadas por partículas de sedimentos. Rochas Metamórficas: formadas pela transformação de alguns minerais.
As rochas ígneas – também chamadas de rochas magmáticas – são aquelas originadas em altas temperaturas a partir da solidificação do magma.
Em razão dessas diferenças em sua gênese, as rochas magmáticas são divididas em intrusivas (que se formam abaixo da superfície) e extrusivas (que se formam sobre a superfície).
As rochas intrusivas formam-se no interior da Terra, quando o magma é empurrado para dentro de fendas ou entre camadas de rocha. Exemplos: granito, feldspato, turmalina, sienito, diorito, gabro, peridotito, basalto, etc. ... Exemplos: riolito, basalto, pedra-pomes, andesito, obsidiana.
Como regra geral as rochas plutônicas se caracterizam por possuírem minerais que podem ser individualizados e vistos a olho nu.. as rochas vulcânicas, estão associadas a fenômenos vulcânicos, isto é, fenômenos que ocorrem na superfície do planeta.
O diamante. Não há mineral mais duro e não se encontra na natureza em tamanho tão grande para ser considerado uma rocha, e sim em pequenas pedras, na sua grande maioria. Todas essas rochas ( cristais ), são os sólidos mais resistentes conhecidos no planeta Terra.
O diamante ainda continua sendo o sólido mais duro (difícil de ser riscado) encontrado na natureza que se conhece até hoje.
É o diamante. Ele ainda mantém o posto de material mais duro existente na natureza. O mineral suporta uma pressão de até 97 megapascals (cerca de 9 mil vezes a pressão atmosférica) antes de se romper e só é riscado por outro diamante.
Cubo de carbono é mais forte que diamante, mas muito mais leve.