EQST

Como Se Caracteriza A Segunda Teoria Sobre A Estrutura Do Aparelho Psquico?

Como se caracteriza a segunda teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico?

De acordo com esta teoria, a ansiedade pode ser explicada como resultado inevitável do ego diante de uma pressão grande e tem como função advertir o ego que ele está sendo ameaçado. A ansiedade é vista como um obstáculo ao crescimento, pois o problema principal da psique é encontrar maneiras de enfrentá-la.

Em que fase de acordo com Erikson a identidade humana e estruturada formalmente?

A adolescência como moratória psicossocial Para Erikson, a formação da identidade não começa nem termina com a adolescência. É um processo que dura toda a vida, amplamente inconsciente para o indivíduo. Suas raízes remontam à infância com a experiência de reciprocidade entre pais e filhos.

Quais são as fases do complexo de Édipo?

Na teoria clássica da psicanálise, o complexo de Édipo ocorre durante o estágio fálico do desenvolvimento psicossexual (a idade de 3 até 6 anos), quando ocorre também a formação da libido e do ego; no entanto, pode se manifestar em idade mais precoce.

O que caracteriza a fase de latência?

A fase ou período de latência está localizado entre as fases fálica e genital, ou ainda entre a organização sexual infantil e adulta, e compreende uma diminuição do que se pode chamar de atividade sexual. Cronologicamente, esse período localiza-se aproximadamente entre os seis e dez anos de idade.

Qual a divisão da instância psíquica?

O aparelho psíquico, ou somente psique, é o nome dado ao método estrutural proposto por Freud. Primeiramente foi dividido em inconsciente, pré-consciente e consciente, o que posteriormente foi modificado e dividido em três elementos que unidos trabalham nas ações e reações, o Id, Ego e Superego.

O que é instância psíquica?

Aparelho psíquico designa os modelos concebidos por Sigmund Freud para explicar a organização e o funcionamento da mente. ... hipótese estrutural, na qual ele finalmente dividiu a mente em três instâncias funcionais: id, ego e superego, atribuindo a cada uma delas uma função específica.

Quais as três instâncias do aparelho psíquico?

Na primeira tópica de Freud, o aparelho psíquico é composto por três sistemas: o inconsciente, o pré-consciente e o consciente.

O que é a realidade psíquica?

Assim, a realidade psíquica corresponde a uma realidade interna ao sujeito que é mediada por uma realidade externa, o que proporciona uma assimilação entre as representações do mundo exterior e interior.

O que é realidade material?

A realidade material é o que existe como matéria e é apreendido pelos órgãos do sentido, ou seja, aquilo que é visto, tocado, ouvido, aquilo que provoca experiências sensoriais.

O que é o ID e como ele funciona?

Id (em alemão es, "ele, isso") designa na teoria psicanalítica uma das três estruturas do aparelho psíquico. O id seria a fonte da energia psíquica (libido). ... Funciona segundo o princípio do prazer (em alemão Lustprinzip), ou seja, busca o que produz prazer e evita o que é aversivo.

Quais são os mecanismo de defesa psicologia?

Existem pelo menos quinze tipos de mecanismos de defesa conhecidos e explicados pelas teorias da psicologia. Entre eles, podemos citar: compensação, expiação, fantasia, formação reativa, identificação, isolamento, negação, projeção e regressão.

O que é mecanismo de defesa racionalização?

Como um Mecanismo de Defesa, a Racionalização é um recurso inconsciente do Ego, de adaptar e amortecer os impactos, desejos e sentimentos inaceitáveis, expressando-se de maneira menos desastrosa. É uma operação defensiva para proteger o Ego do desprazer psíquico.

O que significa deslocamento na psicologia?

Deslocamento (em alemão: Verschiebung, "mudar, mover"), na Psicanálise, é um mecanismo de defesa inconsciente pelo qual a mente transfere (desloca) uma reação emocional a um objeto ou pessoa para outro objeto ou pessoa.

O que é clivagem para a psicanálise?

Termo utilizado por Freud para designar um fenômeno mental, com fins defensivos, que ocorre no Ego. Trata-se da coexistência de duas atitudes mentais em relação a um aspecto da realidade, interior ou exterior.

O que é regressão na psicanálise?

Regressão, segundo o psicanalista Sigmund Freud, é um mecanismo de defesa que leva à reversão temporária ou a longo prazo do ego para um estágio anterior de desenvolvimento, em vez de lidar com os impulsos inaceitáveis de um modo mais adaptivo.

O que é fixação na psicanálise?

Fixação (em alemão Fixierung) em Psicologia é um conceito criado por Freud para designar um apego permanente da libido a um estágio inicial e mais primitivo de desenvolvimento, ou ainda, um forte apego à pessoas ou coisas especialmente mórbido formado na infância e que leva a um comportamento neurótico ou imaturo.