Despesas
É aquele que possui, no seu total, uma parcela fixa e uma parcela variável. Um dos exemplos de custo misto é o combustível consumido por uma caldeira para produção de vapor em que, para a produção de zero vapor, o consumo de combustível não é nulo, pela necessidade de manter a caldeira aquecida.
A segregação dos custos pode ser feita pela familiaridade e experiência com que o gerente de custos tenha do sistema de produção, assim como os recursos necessários para efetivá-los.
Em relação aos produtos, os custos são classificados como diretos e indiretos. ... ( ) Quando a matéria prima e a energia elétrica influenciam os gastos na formação de um produto em decorrência do volume produzido, temos um custo variável.
Os custos semivariáveis são as despesas fixas e variáveis de uma empresa. O custo semivariável pode alterar de acordo com o volume de vendas, mas não na mesma proporção do custo variável. Alguns exemplos de custo semivariável são gastos com: energia e mão de obra.
Custos de Transformação: Correspondem aos Custos incorridos para transformar a matéria-prima em produto. Compreendem os custos com a mão-de-obra direta e os custos indiretos de fabricação. Os Custos de Transformação são chamados também de Custos de Conversão.
Ao contrário dos custos fixos, custos variáveis são aqueles que acompanham o ritmo de produção da empresa, sofrendo alterações conforme o tempo. O custo variável é aquele que vai mudar de acordo com o volume de vendas ou a prestação de serviços.