Nematelmintos ou nematódeos (filo Nematoda) são vermes cilíndricos, não segmentados, que incluem várias formas de parasitas, como as lombrigas ou Ascaris e os vermes ancilóstomos, causadores do amarelão e da elefantíase.
Os nematoides ou nematódeos são triblásticos, pseudocelomados, não segmentados, com simetria bilateral e de tamanho muito variável, existindo espécies de 0,3mm até 8 metros de comprimento (Placentonema gigantissima).
São exemplos de platelmintos as tênias e as planárias, assim como outros vermes parasitas, como o Schistosoma causador da esquistossomose. Pseudoceros dimidiatus, uma espécie da classe Turbellaria. Estima-se aproximadamente 20.
A principal diferença entre platelmintos e nematelmintos decorre da presença de pseudo-celoma nesses últimos . Devido a isso temos que os platelmintos são vermes achatados e os nematelmintos são cilíndricos .
Estes vermes possuem algumas características gerais: presença de sistema digestivo incompleto, de modo que a digestão é feita de forma intra e extracelular; ausência de sistema circulatório e respiratório, e presença de sistema excretor com protonefrídeos e células flamas.
Para saber se você pode estar com vermes no intestino, selecione o que está sentindo:
Adentra o organismo na forma de microscópicos ovos, junto com alimentos ou água contaminados. Quando ainda é uma larva, viaja pelo corpo até chegar ao intestino delgado, onde cresce, se reproduz e libera os filhotes junto com as fezes. Pés descalços são as portas de entrada do bicho.
A teníase é provocada pela presença da forma adulta da Taenia solium ou da Taenia saginata, no intestino delgado do homem. A cisticercose é causada pela larva da Taenia solium nos tecidos.