A injeção deve ser administrada por injeção subcutânea profunda, no tecido subcutâneo da parede abdominal, com o paciente deitado ou sentado em posição confortável, alternando entre os lados esquerdo e direito a cada aplicação.
Para iniciar a aplicação é preciso realizar uma dobra cutânea pinçando a pele do paciente com os dedos polegar e indicador. Então é só introduzir a agulha em um ângulo de 90° ou 45° conforme procedimento. O medicamento é injetado lentamente, quando o profissional da saúde empurra o êmbolo da seringa de forma constante.
Clexane dever ser sempre administrado na região peri-umbilical, via subcutânea, respeitando a distância de 5 cm pelo menos da cicatriz umbilical. Deve ser feito rodízio do local, ou seja, sempre puncione o lado diferente na região peri-umbilical do dia anterior da punção.
Enoxaparina Sódica só deve ser administrado por via subcutânea ou intravenosa, nunca por via intramuscular. A seringa já está pronta para uso. Observe que existe uma pequena bolha de gás dentro da seringa. Este gás é inerte e não se deve retirar esta bolha de gás da seringa.
O efeito do clexane é anti-coagulante. Por isso é prescrito com frequência em gestantes com risco aumentado para apresentar trombose. Esse risco pode ser causado por diversos fatores, mas um muito comum seria a presença de trombofilia congênita.