Os dois grandes objetivos que caracterizaram as Grandes Navegações foram:
O que foram as Grandes Navegações? As Grandes Navegações são definidas como um conjunto de expedições marítimas, praticadas por países europeus (com destaque para Portugal e Espanha), que tinham como objetivo chegar ao oriente – território conhecido naquele momento como “Índias” e famoso por suas especiarias.
Resposta. As grandes navegações foi a época do descobrimento de terras, onde muitos países resolveram explorar e conquistar novas terras. Seu desenvolvimento se motivou eu acho para o conquistamento de terras.
As Grandes Navegações foram o processo de exploração do Oceano Atlântico realizado pioneiramente por Portugal no século XV e acompanhado por outros países europeus ao longo do XVI. Levaram a uma série de “descobrimentos” por parte dos europeus e resultaram, por fim, na chegada europeia ao continente americano em 1500.
Resposta. Exploração de novos continentes, busca por rotas comerciais para fazer importações e exportações como, por exemplo importar especiarias das índias (que eram fundamentais para ajudar na conservação de alimentos, já que na época não existia eletricidade, geladeira, etc).
Resposta. Explicação: QUANDO OS PORTUGUESES CHEGARAM ELES DERAM DE CARA COM O POVO INDÍGENA E UMA MATA DENSA. EU IMAGINO QUE ESTAVA HAVENDO UMA GERRA DE PODER PARA TENTAR TORNAR O POVO INDÍGENA EM ESCRAVOS, E MUITOS NAVIOS VINDO DE PORTUGUAL PARA LEVAR AS MATÉRIAS PRIMAS PARA EUROPA ( PAU-BRASIL).
História do Brasil Ao longo do século XV, Portugal organizou inúmeras expedições no Oceano Atlântico, tendo como ponto de partida a conquista de Ceuta, em 1415. Os portugueses chegaram a uma série de ilhas no Atlântico, encontraram uma rota alternativa para a Índia, e chegaram ao Brasil no final do século XV.
Juntamente com a tripulação, existia a presença de ratos e baratas, sempre comprometendo a qualidade dos alimentos. Outro fator que contribuía para a falta de higiene era a ausência de banheiros na embarcação – geralmente os tripulantes faziam suas necessidades em recipientes e as lançavam ao mar.
Resposta. Existia muito lugares de difícil acesso, dificuldade para se locomover e dificuldade para realizar os cuidados médicos graves muitos pessoas morriam por falta de cuidados,conhecimentos e remédios.
Resposta. Explicação: Durante os séculos XV e XVI, exploradores europeus, mas principalmente portugueses e espanhóis, começaram a aventurar-se pelo “mar desconhecido”, isto é, pelo oceano Atlântico e também pelo Pacífico e Índico dando início à chamada Era das Navegações e Descobrimentos Marítimos.
Qual afirmativa abaixo está incorreta, a propósito da Expansão Marítima Europeia? ... A Coroa Portuguesa, a Igreja Católica e os Mercadores se associaram para a realização das Grandes Navegações, somando interesses econômicos e políticos comuns. As Grandes Navegações ocorreram nos séculos XV e XVI.
Quais os dois motivos, apresentados abaixo, levaram os portugueses a tomarem a cidade de Ceuta, no norte da África? ... Dominar o forte comércio que ocorria no entreposto comercial muçulmano e ter acesso as rotas que levavam ao ouro do interior da África. Capturar Joana D´arc e encontrar a borda do mundo.
A Conquista de Ceuta ocorreu em 1415 e simboliza o começo da expansão ultramarina portuguesa. O objetivo da Coroa, impulsionada pela burguesia, era se apoderar da cidade que recebia as caravanas de mouros que transportavam ouro, marfim, especiarias e escravos.
A Conquista de Ceuta, cidade islâmica no Norte de África, por tropas portuguesas sob o comando de João I de Portugal, deu-se a 21 de Agosto de 1415.
Buscando quebrar o domínio que havia sido estabelecido sobre o comércio de especiarias no Mar Mediterrâneo, Portugal traçou uma nova e arriscada que consistia em contornar o continente africano para se chegar ao Oriente. ... Essas navegações pelos mares permitiram uma série de descobrimentos entre 1415 e 1543.
As principais conquistas portuguesas durante as Grandes Navegações foram as suas possessões coloniais na América do Sul, arquipélagos na costa da África e da Europa, territórios na Ásia e na África. Na América do Sul conquistaram o território que viria a ser o Brasil, a maior de suas colônias.
Os portugueses buscavam recursos das índias, só que o domínio do mar mediterrâneo estava sob controle dos árabes (se não me engano) , com isso Portugal precisava contornar a África para chegar nas índias, assim começaram os investimentos em tecnologia para navegação, e surgiu a Escola de Sagres, a qual era destinada a ...
Através da educação e de rituais, os homens de capacidade aprenderiam e transmitiriam os valores do passado. () Que as classes dirigentes tremam ante a ideia de uma revolução! Os trabalhadores devem proclamar abertamente que seu objetivo é a derrubada violenta da ordem social tradicional.
O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.
Tradicionalmente apontam-se como fatores que influenciaram no pioneirismo português nas grandes navegações a posição geográfica privilegiada, a unificação "precoce" do Estado Português e a tradição de navegação.
Estudiosos da Revolução Industrial afirmam que o pioneirismo inglês na industrialização ocorreu por uma série de motivos: Primeiro, a acumulação de capital; segundo, os Cercamentos; terceiro, a utilização das energias naturais e, por último, o quarto motivo, os novos inventos, ou seja, as inovações técnicas.
Verificado por especialistas Da mesma maneira, o pioneirismo de ambos nas grandes navegações se deve ao fato de que os os mesmos realizavam comércio desde a idade média, e foram expandindo seus laços comerciais com outras nações; por terem território periférico acabaram se especializando no comércio marítimo.
A Índia continuava a ser o grande alvo das navegações marítimas portuguesas. Os interesses mercantil e religioso prevaleciam acima de qualquer outro. ... Esse Tratado dava a Portugal todos os direitos sobre as Ilhas das Especiarias, e dividia os domínios orientais dos dois países, na altura das Filipinas.
A Conquista da América Espanhola tem início a partir de 1492. ... Primeiramente, foram conquistadas as ilhas da América Central; em seguida, as terras firmes do continente, com as expedições de Cortés ao território asteca e de Pizarro ao Império Inca. Ao mesmo tempo que os portugueses se estabeleciam no Brasil atual.
1418: Navegadores portugueses conquistam à ilha de Porto Santo, no arquipélago da Madeira. 1488: Bartolomeu Dias contorna o Cabo das Tormentas, extremo sul do continente Africano. 1492: Cristóvão Colombo desembarca na América. 1497: Vasco da Gama dobra o Cabo da Boa Esperança e chega às Índias no ano seguinte.
Entre os mais famosos exploradores deste período, destacam-se Cristóvão Colombo (pela descoberta da América), Vasco da Gama (do caminho marítimo para a Índia), Vicente Yáñez Pinzón, Pedro Álvares Cabral, Bartolomeu Dias, Américo Vespúcio, John Cabot, Fernão de Magalhães, Willem Barents, Zheng He, Abel Tasman e James ...
A conquista de Ceuta em 1415 é geralmente referida como o início dos "descobrimentos Portugueses". Nela participaram os infantes D. Duarte, D. Pedro e o Infante D.
Os Descobrimentos Portugueses