O tratamento para artrose nas mãos e nos dedos é feito de acordo com os sintomas apresentados e tem como objetivo aliviar a dor, melhorar a rigidez e ajudar a melhorar a movimentação....O tratamento deve ser indicado pelo médico e pode ser feito com:
A artrose no joelho origina os seguintes sintomas:
A dor no joelho é, normalmente, o primeiro sintoma e ela tende a piorar com o esforço que sobrecarregue mais o joelho. Outros sintomas incluem rigidez matinal, dificuldade em apoiar o peso do próprio corpo sobre o joelho lesionado, inchaço (edema) e perda progressiva de mobilidade.
A artrose grave surge quando a cartilagem é completamente destruída, fazendo com que o atrito entre os dois ossos cause desgaste dos mesmos. Este atrito nas articulações provoca uma inflamação da mesma, que se caracteriza por um quadro de artrite, daí o nome de osteoartrite (artrite = inflamação da articulação).
Exames de imagem que auxiliam no diagnóstico da artrose Além da consulta ao médico, há exames de imagem que auxiliam no diagnóstico, como é o caso do raio-X e da ressonância magnética. O raio-X não é um exame que irá mostrar a cartilagem em si.
O diagnóstico da Osteoartrose é essencialmente baseado nos sintomas, na observação articular e na avaliação radiográfica das articulações. A ecografia pode ajudar o diagnóstico diferencial e a orientação terapêutica, mas na maioria das vezes não são necessários outros meios de diagnóstico.
O médico faz o diagnóstico de osteoartrite baseado nos sintomas característicos, exame físico, determinados exames de sangue, bem como em achados através de radiografias de articulações (como crescimento ósseo e estreitamento do espaço articular).
Atualmente, a artrose não tem cura, mas os tratamentos visam à redução da dor e manutenção do movimento articular. O ideal é associar medicamentos e exercícios físicos com acompanhamento de um fisioterapeuta ou profissional de educação física para que não haja mais danos às articulações.