4 tipos de ginástica laboral e os benefícios para os trabalhadores de sua empresa
No Brasil, a ginástica laboral chegou por meio de executivos nipônicos e, após várias experiências, começou a ser retomada na década de 1980, ressurgindo com força total na década de 90.
A ginástica laboral é uma das medidas adotadas pelas empresas para auxiliar no combate à má postura corporal e ao cansaço, que tem como principal causa os esforços excessivos ou repetitivos na rotina de trabalho.
Os objetivos da ginástica laboral, além de aumentar a motivação dos profissionais em se movimentar mais durante a sua rotina, também são diminuir os índices de afastamentos médicos causados por LER (lesão do esforço repetitivo), aumentar a qualidade de vida e também o bem-estar das pessoas que dedicam parte de sua vida ...
A ginástica laboral surge da necessidade de prevenir ler e dort, doenças que afetam os músculos. A sua prática data de 1925 na Polônia. Depois, foi a vez da Holanda e da Rússia e, ainda mais tarde, da Alemanha, Bélgica, Japão e Suécia.
A prática de Ginástica Laboral combate e previne as L.E.R. /D.O.R.T. Ela é uma arma contra o sedentarismo, estresse, depressão e ansiedade. Também melhora a flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e resistência, promovendo uma maior mobilidade e postura.
a. O principal assunto do texto é falar que a ginástica laboral é importante para que os trabalhadores possam se prevenir de doenças devido aos esforços repetitivos. ... As palavras-chave são: empresas, trabalho e ginástica.
Ginástica Laboral Compensatória São exercícios físicos realizados no meio do expediente de trabalho, que agem de forma terapêutica, para relaxar os músculos que trabalham em excesso durante a jornada de trabalho através da contração dos seus antagonistas.
Fases da Ginástica Laboral
Dentre as modalidades de ginástica não competitiva, podemos citar: contorcionismo, cerebral, laboral, localizada, hidroginástica e a Ginástica para Todos. Há 5 modalidades de ginástica competitiva: ginástica acrobática. ginástica aeróbica.
A ginastica, de modo geral, pode melhorar a vida de qualquer indivíduo, tendo em vista os grandes problemas gerados pelo sedentarismo e pela obesidade. Além de ajudar na promoção da saúde, também ajuda a melhorar a aparência, a melhorar o humor, e a inserir o indivíduo na sociedade.
Resposta. É que na ginástica competitiva é preciso treinar todos os dias, ter o auge de flexibilidade, além de ter bom estado emocional para as competições. Já na ginástica escolar é mais para recreação.
Na ginástica artística, há as competições individuais e por equipes. ... Já as competições femininas têm quatro: individual geral, por equipes, trave, solo, barras assimétricas e salto sobre a mesa.
Os aparelhos da ginástica artística masculina diferenciam-se dos aparelhos disputados na ginástica artística feminina no seguinte aspecto: enquanto os aparelhos masculinos procuram demonstrar a força e domínio do ginasta, os aparelhos femininos dão um destaque maior à vertente artística e à agilidade.
De um modo geral, a ginástica rítmica possui três características a serem trabalhadas pelas praticantes: os movimentos corporais, o manuseio de aparatos e o acompanhamento musical. Esses três elementos juntos, formam a unidade que fundamenta esta modalidade.
- A área de apresentação é de 13m por 13m. - Cada ginasta faz sua apresentação com um dos cinco elementos: arco, bola, corda, fita e maças. Nos Jogos Olímpicos, porém, são utilizados apenas quatro elementos. - Nos Jogos Olímpicos, o torneio individual tem duas fases: classificatória e finais.
( ) A Ginástica Rítmica é uma modalidade esportiva totalmente baseada nos exercícios de solo. ( ) Na Ginástica Rítmica, os movimentos são realizados em harmonia com a música e coordenados com o manejo de aparelhos ou aparatos próprios da modalidade, que são a fita, a bola, o arco, o bastão e as maças.