A consequência foi intensa exploração de recursos naturais em territórios demarcados sem levar em conta quem estaria dentro desses territórios, temos por exemplo num mesmo país grupos que foram rivais por séculos, ocasionando as diversas crises políticas e guerras civis observadas no continente africano.
A economia da África é pautada pela exploração de recursos naturais, como petróleo, gás e minérios como o ouro e diamantes. O continente, contudo, é o mais pobre do mundo, resultado da exploração colonial e neocolonialista.
A principal atividade econômica e a mineração, pois nas terras africanas tem ouro, diamante, petróleo, gás natural entre muitos outros materiais.
Resposta. Resposta: A Agropecuária desenvolvida na África,assim como a mineração podem ser consideradas atividades de grande importância para a economia de boa parte dos países desse continente. Atualmente,somente a agropecuária responde por 10% da pauta de exportações desses países.
Um dos principais motivos para o subdesenvolvimento africano é a forma como os países da África foram colonizados. Um dos principais motivos do subdesenvolvimento africano é a forma de ocupação e exploração, que corresponde à forma de colonização que ocorreu não somente na África, mas também na América e Ásia.
Dentre os principais fatores ligados à urbanização dos países do continente africano, destacam-se a industrialização relativa de suas economias, a menor oferta de emprego no campo, a elevada concentração fundiária – ou, no caso de alguns países, a baixa disponibilidade de terras facilmente agricultáveis – e o ...
Podemos afirmar que a produção da atividade agropecuária desenvolvida na África está relacionada diretamente a exportação. Sendo assim, no continente africano existe um grande número de lavouras monocultoras de produtos tropicais, tais como a cana-de-açúcar.
Resposta: O atraso econômico e a ausência de uma sociedade de consumo em larga escala, colocam o mercado africano em segundo plano no mundo globalizado. ... O PIB total da África é de apenas 1% do PIB mundial e o continente participa de apenas 2% das transações comerciais que acontecem no mundo.
Resposta. fornecedor de mão-de-obra para o sistema escravocrata. continente aos interesses exploratórios de recursos naturais e de mercado. gastos e instabilidade política que retardam ainda mais o desenvolvimento.
O continente é rico em recursos naturais e diversidade cultural e humana. Mas de fato, pobre em desenvolvimento humano. Mas parece ser consenso que a pobreza do continente se deva a séculos de exploração por potências estrangeiras (que promoveram guerras constantes entre povos rivais).
A África sub-saariana é considerada por muitos como a região mais pobre do planeta, nesta parte da África estão localizados os países (33 dos mais pobres que existem) com grandes problemas estruturais sofrendo os graves legados do colonialismo, do neocolonialismo, dos conflitos étnicos e da instabilidade política.
Níger: localizado na África Ocidental, o país tem a maior parte de seu território localizada no deserto. A falta de água, alimentos, educação e saneamento é o principal problema social.