Os índices de diversidade de espécies referem-se à variedade de espécies de organismos vivos de uma determinada comunidade, habitat ou região. A diversidade pode ser subdividida em dois grupos: Riqueza e Uniformidade.
Uma das formas de quantificação da diversidade é através da contagem das espécies encontradas nas amostras. Dessa forma, a diversidade pode ser considerada a própria riqueza de espécies de determinada área.
O ındice de similaridade Jaccard indica a semelhança entre duas comunidades, comparando o n´umero de espécies entre as áreas utilizadas em seu cálculo e os n ´umeros de espécies exclusivas para cada área e o n ´umero de espécies comuns entre elas. com coeficiente de dissimilaridade d = (b + c)/(a + b + c).
O índice de diversidade de Shannon (H) é calculado da seguinte maneira¹: onde pi é a proporção de espécies i, S é o número de espécies e b é a base do logaritmo.
2a S1 =- -- e de Sorensen S2 = – a + b + c 2a + b + c onde a é o número de espécies comuns às duas amostras, b e c sendo o número de espécies ocorrendo em uma ou outra amostra (alternâncias). Esses índices variam entre 0 (nenhuma similaridade entre as duas amostras) e 1 (similaridade completa).
Como instrumentos de regeneração urbana, os “clusters” são uma alternativa ao desenvolvimento das cidades contemporâneas, que têm parte de seus territórios centrais desqualificados.
Cluster é um termo em inglês que significa agrupamento, podendo ser aplicado em diferentes estratégias de marketing, para ajudar na divisão de categorias distintas com diversos fins: tanto para o ranqueamento de sites nos buscadores, através da elaboração de conteúdos para blog, quanto para a segmentação de canais de ...
Um cluster de nó único é um cluster que consiste em um driver Spark e nenhum trabalho do Spark. A Single Node cluster is a cluster consisting of a Spark driver and no Spark workers. Esses clusters dão suporte a trabalhos do Spark e a todas as fontes de dados do Spark, incluindo o Delta Lake.