Importantes por dezenas de razões, as vitaminas são responsáveis por desempenhar uma série de funções relacionadas ao nosso sistema nervoso, circulatório e imune, além de auxiliar na absorção de outros nutrientes, no bom funcionamento de células e tecidos, na produção de hormônios, enzimas e colesterol, tem ação ...
As vitaminas são indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. Funcionando em parceria com os sais minerais, protegem as células, fazem dentes, ossos fortes e pele saudável.
Cada vitamina constitui portanto um elo importante para manter uma saúde plena e evitar doenças graves, daí que tenha sido concebida uma porcentagem de dose diária recomendada (DDR).
As vitaminas são substâncias orgânicas indispensáveis para a saúde do corpo humano. Elas auxiliam no metabolismo celular ao favorecerem reações químicas que permitem a absorção dos nutrientes.
De grande importância para a absorção de cálcio e fósforo pelo intestino, a vitamina D é reconhecida tradicionalmente pela medicina como uma das substâncias essenciais para o fortalecimento dos ossos e a prevenção de doenças como o raquitismo na infância e a osteoporose.
A vitamina D parece interagir com o sistema imunológico através de sua ação sobre a regulação e a diferenciação de células como linfócitos, macrófagos e células natural killer (NK), além de interferir na produção de citocinas in vivo e in vitro.
Benefícios da vitamina D para a pele
Sem acne para um rosto bonito A vitamina D evita a formação de acne. Na verdade, o que ela faz é fortalecer o sistema imunológico, auxiliando na prevenção e tratamento de infecções de pele. Com atividade antimicrobiana, evita que bactérias se proliferem no rosto ou em lesões.
As vitaminas B5 e B6 auxiliam a normalizar as funções da pele. Elas atuam controlando a produção de óleo pelas glândulas sebáceas e têm ação cicatrizante e anti-inflamatória, aumentando a resistência natural da pele e promovendo a renovação celular.
A vitamina D é um hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo em nosso organismo, aumentando a absorção desses sais minerais no intestino. É responsável pela saúde de nossos ossos, e tem um papel importante na força muscular.
A vitamina D é muito importante para a saúde dos ossos e músculos. Quando está em níveis baixos no nosso organismo, pode acarretar desconforto nas articulações, na estrutura óssea e dores musculares. Dores na coluna lombar também são muitos comuns em casos de pessoas com vitamina D baixa.
Além de extremamente saboroso e uma ótima opção para quem está de dieta, o salmão é o alimento marinho com maior dose de vitamina D.
Suco de laranja A laranja, uma das mais clássicas das frutas cítricas, não é apenas uma fonte rica em cálcio e vitamina C: ela também é rica em vitamina D! Com tantos nutrientes, o suco de laranja pode se tornar uma opção saudável e refrescante para incluir nos lanches – principalmente para a criançada.
As principais fontes alimentares de vitamina D são os carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos, e alimentos como ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos.
Na prática, podemos considerar a vitamina D2 de origem vegetal e a vitamina D3 de origem animal, onde a vitamina D3 é a melhor e mais potente, além de menos tóxica.
A principal forma de tomar vitamina D é o sol. Aproximadamente 85 a 90% da vitamina d é produzida através da exposição ao sol. Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), é recomendado tomar banho de sol de 5 à 10 minutos, no início da manhã, ou no final da tarde.
O melhor horário para tomar suplementos de zinco é nos intervalos entre as refeições, uma vez que alguns alimentos podem diminui sua absorção.
Não existe um horário ideal para tomar o multivitamínico, mas o mais indicado é escolher um momento em que a ingestão do suplemento possa ser acompanhada de uma refeição.
Seus benefícios despertam cada vez mais o interesse dos cientistas. Conheça os principais poderes do mineral para valorizá-lo também.
Quais são os suplementos mais indicados? Os produtos mais indicados são aqueles que possuem digestão mais lenta como caseína e albumina. Além desses, é possível apostar em suplementos que ajudam a regular o sono como o 5htp, melatonina, entre outros.
Alguns bons lanches para fazer antes de dormir para quem quer aumentar a massa muscular podem ser mingau de aveia, vitamina de abacate ou banana e iogurte com aveia, por exemplo.
Com uma grande variedade de proteínas disponíveis é possível escolher a ideal para começar o dia de cada um. Whey Protein, Proteína da Carne e Proteína de Soja possuem rápida absorção e são melhores aproveitadas no desjejum para quem pratica atividades físicas pela manhã, sendo usadas como pré-treino.
Clara de ovos ou ovo inteiro Rica em albumina, uma proteína de absorção lenta, as claras de ovos são indicadas para consumo antes de dormir, pois evitam a perda de massa muscular. Se preferir, você também pode consumir o ovo inteiro, inclusive a gema é boa fonte de gorduras essenciais e ajuda a regular hormônios.