Propriedades. Ele é rico em cálcio, caroteno, fósforo, fibras, niacina, tiamina e vitamina C; além de apresentar propriedades antioxidante, vermífuga e digestiva. Ele é usado na medicina popular, para eliminação de vermes e para melhora de incômodos intestinais; além de ajudar no fortalecimento do sistema imunológico.
Coloque a polpa do cruá numa panela e junte o leite. Bata bem com o mixer (se não tiver, passe a polpa pelo espremedor de batatas ou peneira antes de juntar o leite). Leve ao fogo e deixe ferver, mexendo sempre. Desligue o fogo, junte a manteiga e misture para derreter.
Planta originária do Peru é conhecida também como melão caipira e berinjela de cerca. É da mesma família do melão e do pepino.
O melão é muito rico em bioflavonóides , que são excelentes fontes de antioxidantes e anti-inflamatórios. A fruta também tem muitos carotenóides, que diminuem os riscos de várias doenças. As sementes do melão são as maiores fontes de cálcio para o organismo.
Rico em fibras que regulam o bom funcionamento do aparelho digestivo, vitaminas e sais minerais, sua polpa é rica em frutose – o açúcar das frutas – e potássio, que ajuda a regular a pressão arterial. Possui vitaminas A (protege as células e promove seu crescimento).
Um cheiro doce é um bom sinal de que a fruta está madura e pronta para ser consumida. Se o melão ainda estiver com o caule, provavelmente ele ainda está verde. Quando comprimido nas extremidades, deve ceder levemente. Um melão saudável deve estar firme, mas não duro.
Estas frutas são comidas, geralmente, frescas como sobremesas, devido ao seu sabor doce e único. Possuem uma casca dura e a polpa aquosa (95% desse fruto é composto por água), com sementes embutidas. As variedades mais populares de melão incluem melancia, o melão cantaloupe, o melão galia e o melão honeydew.
A casca dos frutos maduros tem cor amarela mais intensa. O melão amarelo possui frutos com peso de 1,5 a 2 kg em média, com casca amarelo canário e polpa de cor branco esverdeado a creme. A polpa é espessa e suculenta.
Na hora da compra deve-se atentar para as características que ajudam a escolher um bom produto para o consumo. A casca deve estar firme, a coloração forte, perfume agradável e as sementes devem estar bem aderidas.
O melão deve ter uma cor forte e casca firme, porém rugosa. Ao sacudi-lo, note se as sementes estão soltas: isso é sinal de que está maduro. Por fim, verifique o cheiro do melão: ele precisa estar com aroma levemente frutado. Evite aqueles sem cheiro ou com odor que lembre mofo: provavelmente não estão bons.
O melão orange é redondo, tem a casca lisa e branca ou levemente amarelada, e a polpa alaranjada, muito doce quando maduro. Já a variação orange verde diferencia-se justamente pela polpa esverdeada, mas mantém as mesmas características exteriores de cor e formato.
O fruto pode não amadurecer normalmente se colhido muito imaturo. A depender da cultivar o mamão completa a maturação na planta 4 a 6 meses após a abertura da flor. Para comercialização e consumo, deve-se colher os frutos quando apresentarem estrias ou faixas com 50% de coloração amarela.