A Pâte Brisée é uma massa que não contém açúcar, podendo ser utilizada tanto para recheios salgados quanto doces. É a famosa massa de quiche, ou torta salgada. Ou melhor dizendo, a conhecida massa podre!...Tipos de massa: brisée, sablée, sucrée
Esta técnica consiste em trabalhar, primeiramente, a manteiga com o açúcar de confeiteiro e, só depois, são adicionados os ovos, seguidos pelos outros ingredientes da receita. O método crémage deve seguir essas etapas: 1. Em uma tigela, bata a manteiga até que ela fique pastosa.
A Pâte Sablée é uma massa para torta mais arenosa, que desmancha na boca, mas não chega a ser uma massa podre. Ela é uma massa quebradiça por causa da manteiga que deve ser incorporada na massa em temperatura ambiente, o que impermeabiliza a farinha, deixando a massa com essa característica.
O “podre” vem da textura delicada da massa que, não sendo manipulada com cuidado, vira farelo. Na culinária francesa, chama-se pâté brisée, quando ela é salgada ( a massa podre) e pâté sucrée, quando doce. ... De podre a massa só tem o nome, pois o sabor que provoca na empada é de estalar a língua...
Massa amanteigada com amêndoas é ingrediente curinga para fazer tortas.
Massa podre: Talvez o nome mais famoso de massas no Brasil. É a famosa “massa de empada”, que leva esse nome por esfarelar muito e parecer estar podre, por ser mais gordurosa que todas as outras. É uma massa elaborada apenas com farinha, água, margarina, ovo e sal – importante notat que ela não leva fermento.
Se você fez uma massa cozida de salgado frito (coxinha, bolinha, risole) e na hora de sovar ela ficou grudenta, mole? Descubra o que fazer… Massa grudenta na hora de sovar pode ser erro de receita com muita água, pouca farinha ou cozimento errado.
Pegue a porção de massa na mão e amasse ligeiramente para que fique lisa, abra, coloque o recheio e modele. Coloque numa forma grande levemente untada com óleo e termine toda a massa. Empane, e mantenha na geladeira coberto com um pano limpo até o dia seguinte. Então, frite e congele, ou entregue.
Por isso, o ideal é deixar o produto descongelar antes de fritar, assim evita o contato do gelo com o óleo quente e reduz o tempo de contato do salgado com o óleo. Porém, cuidado para não descongelar demais, deixando o produto mole, porque a massa pode abrir com facilidade.
Os salgadinhos devem ser fritos imersos no óleo - o ideal é que haja cerca de um centímetro de óleo acima dos alimentos, assim eles ficam uniformes e crocantes. Outra dica importante é a temperatura do óleo, caso ele esteja muito quente, é possível que o seu salgado fique torrado por fora e cru por dentro.
Segundo Lucas, “é super importante deixar o alimento bem seco antes de começar a fritar, pois isso faz com que haja crocância, sem encharcar”. Para ele, deve-se salgar os preparos logo após retirá-los a frigideira.
Muitas vezes quando usamos o óleo para fazer alguma fritura, depois do preparo ele fica preto não é? Pois experimente colocar 1 colherzinha de café (a menor que você tiver em casa) de álcool ANTES de acender o fogo. É MUITO IMPORTANTE que o fogo ainda NÃO esteja aceso, caso o contrário não adicione o álcool.
Quanto mais seca a farinha de rosca, melhor será a crosta Só cuidado para não queimar! Feito isso, quando o pão estiver bem seco, triture e use no preparo do seu prato. E atenção, a regra é clara: quanto mais seca a farinha, mais sequinha ficará a crosta.
Os óleos de girassol e de milho são boas opções, pois são mais em conta do que os de algodão e canola, por exemplo. Além disso, esses óleos têm o ponto de fumaça alto, o que significa que podem ser aquecidos em temperaturas elevadas sem queimar. Para o processo de fritura, isso é ideal.
Então por que vive dando errado o bife à milanesa feito em casa? Casca que se solta ou que se encharca de óleo são dois dos desastres comuns no preparo do prato caseiro tão querido. ... Na hora de colocar na frigideira, o óleo precisa ser quente, mas não queimando, a temperatura certa para a fritura é exatamente 180º.
Coloque farinha de trigo no primeiro, no segundo os ovos batidos e no último despeje a farinha de rosca. Agora, é só pegar o seu pedaço de carne, passar na farinha de trigo (cobrindo toda a peça), depois mergulhar no ovo e por fim, passar na farinha de rosca, pressionando bem.