Essas células são responsáveis pela formação da matriz orgânica do tecido ósseo. São responsáveis também pela produção de duas proteínas não colágenas (osteonectina e osteocalcina) que estão relacionadas com a mineralização do osso.
O Periósteo é uma membrana de tecido conjuntivo denso, muito fibroso, que reveste a superfície externa da diáfise, fixando-se firmemente a toda a superfície externa do osso, exceto à cartilagem articular.
O periósteo é constituído por um delicado tecido conjuntivo fibroso que reveste cada elemento do esqueleto como uma bainha, exceto nos locais de cartilagem articular. Apresenta dois folhetos, um superficial e outro profundo em contato direto com o osso.
O periósteo é a região do osso por onde correm vasos sanguíneos e nervos que penetram nos ossos por pequenos orifícios. ... O endósteo reveste, portanto, não somente a parede do canal medular, mas todas traves e porções de tecido ósseo esponjoso que há no interior do osso.
Além de ser uma fonte de novos condrócitos para o crescimento, o pericôndrio é responsável pela nutrição, oxigenação e eliminação dos refugos metabólicos da cartilagem, porque nele está localizado vasos sangüineos e linfáticos, inexistentes no tecido cartilaginoso.
Pericôndrio: Região periférica da cartilagem, constituída em sua maior parte por tecido conjuntivo denso, cuja integridade é essencial para a vida da cartilagem. É fonte de novos condroblastos que dão origem aos condrócitos e é responsável pela nutrição da cartilagem.
O pericôndrio (peri, ao redor e condros, cartilagem) é o tecido conjuntivo que envolve a cartilagem. Por possuir vasos sanguíneos, o pericôndrio também auxilia na obtenção e absorção dos nutrientes trazidos pelo sangue. Eles são recebidos pela matriz e distribuídos entre as células cartilaginosas.
Ele tem função de facilitar o fluxo de sangue e passar os nutrientes para os tecidos conjuntivos por difusão, já que eles não possuem vasos, também protege a cartilagens contra impactos, serve de ponto de multiplicação de células cartilaginosas.
A água de solvatação, da matriz, tem a função de contrachoque e de nutrição para os condrócitos. Os condrócitos ficam em lacunas, como podemos observar na imagem (na imagem a célula se afasta da sua cápsula, ficando um vazio por causa da retração, graças ao corte histológico).
As cartilagens possuem função essencial nas articulações, pois garantem a estas equilíbrio, estabilidade, proteção e sustentação. Elas revestem as extremidades dos ossos, impedindo que estes se choquem uns com os outros durante os movimentos.
A cartilagem tem como função principal amortecer o impacto e suavizar o deslizamento entre as superfícies ósseas. Caso não existisse, haveria atrito entre um osso e outro, o que chamamos de artrose. 3 | Quais articulações podem estar mais envolvidas na lesão da cartilagem?