Casquear significa, basicamente, aparar os cascos, mas uma aparação feita com base em parâmetros adequados, utilizando técnicas corretas, afirma Fábio Furquim Corrêa, professor do Curso a Distância CPT Casqueamento e Ferrageamento de Equinos.
O casqueamento é um procedimento feito nos cascos dos cavalos, como forma de tratamento e manutenção servindo para prevenir e curar doenças que possam surgir no animal. O corte dos cascos serve para manutenção dos órgãos locomotores e auxiliam no tratamento de doenças. ...
A limpeza dos cascos dos cavalos é de grande importância, na medida em que proporciona conforto ao animal e possibilita ao seu dono verificar possíveis anormalidades que possam impedir o animal de se deslocar e trotar de forma saudável.
1 Segure o animal pelo cabresto e levante uma das patas com cuidado, sem movimentos bruscos. Coloque-a entre suas pernas segurando firme. Confira a pata com a pinça e faça a limpeza com o rinete. Verifique se não há cravos e pedras, algo que possa machucar.
Os cascos não são uma peça compacta; eles se desenvolvem em camadas. Células mortas compõem a dura concha externa do casco. Essa parte, chamada de parede, suporta o peso do animal e protege as partes mais macias do dedo. Dentro da parede do casco fica a ranilha, um tecido esponjoso que age como uma almofada.
4 dicas de endurecimento do casco
O que é a ranilha Esta estrutura está localizada na zona palmar ou plantar do casco em direção à área do calcanhar. ... A ranilha (sua conformação e disposição) ajuda a boa circulação desde que o cavalo toda vez que ele pisa no chão comprime essa estrutura e atua como uma bomba para facilitar a saída do sangue do casco.
O tratamento curativo consiste em lavagem rigorosa do casco com água e sabão; retirada com rinete de todo tecido necrótico da ranilha; se for preciso, retire toda a ranilha, lave com solução antisséptica e aplique por pincelamento formol e tintura de iodo a 10%, ou Licor de Villate.
Quando o cavalo manca, todo o desempenho do animal fica comprometido. E essa situação pode ter diferentes causas como problema no osso, lesões nas articulações e nos ligamentos, ou até mesmo, no casco.
Encha o balde com água quente e adicione os sais de epsom. Coloque a perna do cavalo no balde e deixe por 15 a 20 minutos. Troque a água do balde quando ela estiver esfriando. Após 20 minutos de imersão, coloque o casco sobre uma toalha limpa e seque-o bem.
Caso se decida a queimar a broca, pode depois desinfetar o casco todo com IODO a 4%. E deixe seu cavalo no pasto. Em alguns cascos dos eqüinos, apresentam algum tipo de deficiência como por exemplo a broca. As brocas podem aparecer por condições climáticas quando á excesso de chuva e por sua vez muita humidade.
O tratamento passa pelo repouso absoluto e diminuição das atividades físicas. O uso de medicamentos anti-inflamatórios é bastante comum, além de gelo, corticoides e bandagens. Cada caso segue uma linha de tratamento, sendo que somente um profissional capacitado poderá prescrever o melhor caminho para a cura.
Potenza: O ideal é parar e passar alguma pomada. Usamos um óleo de uma árvore comum na região de Uberaba, chamado óleo de copaíba, que se encontra em farmácia humana. Tem que manter a região mais hidratada e evitar colocar o arreio ou qualquer coisa que volte a ferir esse local, até que volte a crescer o pelo no lugar.
A melhor forma de tratar a habronemose é fazer uso de agentes sistêmicos e locais, eliminando as larvas presentes no estômago, e também fazendo o controle e eliminação do parasita cutâneo. O triclorfon é um organofosforado, com ação antiparasitária e sistêmica, indicado no controle da habronemose (gástrica e cutânea).
Feridas abertas, contaminadas e lacerantes em membros são comumente encontradas em equinos. O antibiótico Penfort PPU da Ourofino é indicado para estes casos, devido a sua ação rápida e prolongada.
De modo geral, não há cura para do- ença avançada com metástases distantes. Contudo, diversos tipos de tratamento têm sido utilizados em equinos com melanoma, tais como excisão cirúrgica ampla, quimio- terapia, radioterapia, além de crionecrose única ou repetida (GOETZ et al., 1990; DUMMER et al., 1998).
O tratamento de artrite e artrose em equinos é parecido com o tratamento feito em humanos. Consiste em terapias, fisioterapias, repouso, dieta saudável e uso de medicamentos.
Deve-se realizar a drenagem da área afetada e colocar a pata em pedilúvio por 10 minutos em água quente com desinfetante. A drenagem efetiva é a chave do sucesso do tratamento. Irrigação local e o pedilúvio diariamente por 3 a 5 dias ou mais também são importantes, dependendo da extensão da infecção.
Para tratamento, usam-se antibióticos e antifúngicos, na forma de pomadas, shampoos, dentre outros medicamentos de uso externo, e ao mesmo tempo, medicamentos via oral. Profilaticamente, deve-se isolar os animais com a doença, e desinfetar objetos e local com álcool, amônia quaternária ou álcool iodado.
Uma opção eficaz para eliminar carrapato sem causar danos ao cavalo é a pulverização. O animal infestado precisa tomar um banho com um medicamento a base de Deltrametrina. Neste caso nós indicamos o Butox.
Como tratar: O tratamento é feito com pomadas antifúngicas, como Miconazol, Clotrimazol ou Itraconazol, e pode durar semanas a meses. Quando há uma infecção grave, ou quando as unhas estão muito afetadas, pode ser necessário o uso de medicamentos em comprimido, como Fluconazol, Itraconazol ou Terbinafina.
Conforme a posição das orelhas, o cavalo mostra o seu ânimo e a sua atenção. Por exemplo: inclinação aguda para frente indica tensão, curiosidade ou boa intenção; caídas para o lado significam aborrecimento ou cansaço; abaixadas e voltadas para trás indicam animosidade ou agressão.
O coice é uma forma de proteção, agressão, dominância e força, enquanto bater e pisar são maneiras como o cavalo demonstra que é o chefe, é uma forma de protesto. A face do animal também transmite sinais, através da boca, dos olhos e das narinas.
É o som mais típico do cavalo, ele serve para revelar sua localização. Os equinos relincham quando estão sozinhos, em locais desconhecidos ou em resposta a outros cavalos. ... Os cavalos têm todo um método para relinchar, eles estendem o pescoço, levantam a cabeça e em seguida abrem a boca.