Tendo em vista que o principal objetivo da marcação a mercado é evitar a transferência de riqueza entre os diversos cotistas de um fundo de investimento, as Diretrizes de Marcação a Mercado da ANBIMA (Deliberação ANBIMA de Apreçamento nº 80 do Conselho de Regulação e Melhores Práticas de Fundos de Investimento) ...
A marcação a mercado consiste na atualização do valor de um ativo pelo seu preço de mercado. Essa atualização geralmente é diária. Em fundos de investimento, baseia-se no valor diário dos ativos que compõem a carteira de cada fundo, dividido pelo número de cotas.
Entenda como isso influencia sua carteira! Marcação a mercado (MaM) é a atualização, geralmente diária, do preço de um ativo de renda fixa ou fundo de investimento. Ela permite que você saiba quanto ganharia caso vendesse o título ou a cota naquele momento.
A Marcação a Mercado de um Fundo de Investimento é responsabilidade do administrador mas normalmente feita pelo gestor. Essa precificação é feita diariamente, o que não significa que o gestor precisa compra ou vender ativos todos os dias e irá refletir o preço dos ativos nas cotas.
O administrador é a instituição que constitui o fundo e aprova, no mesmo ato, o seu regulamento, documento no qual são estabelecidas as regras de funcionamento do fundo, o seu objetivo e a sua política de investimento. ... É vedado ao administrador prometer rendimentos predeterminados aos cotistas do fundo.
Basicamente, a marcação a mercado é a atualização periódica do preço de um título prefixado de Renda Fixa ou na cota de um fundo de investimento. Com isso, você consegue descobrir qual o real valor do ativo naquele momento, caso queira vendê-lo para resgatar suas aplicações.
A marcação de mercado permite que você saiba o valor que receberia hoje caso optasse em vender um título ou cota. Isso só vale se você tiver interesse em vender antecipadamente o seu título atrelado ao IPCA ou prefixado.
Nesse caso, o ideal é comprar títulos de vencimento mais longos e sem pagamento de cupons, que concentrarão um bom valor de renda no momento de seu vencimento. Nesse caso, procure pelos papéis do Tesouro IPCA + juros (ou NTN-B). Nessa categoria, existem títulos que vencem apenas em 2050.
O Tesouro IPCA é um título público emitido pelo Governo. Seu objetivo é captar dinheiro de investidores para o Governo investir em áreas como infraestrutura, saúde e segurança. Ao aplicar nesse ativo, você estará emprestando dinheiro ao poder público. Em troca, ele paga uma taxa de juros que é híbrida.
Mercado Aberto