Entre os fatores que causaram a Independência do Brasil podemos destacar a crise do sistema colonial, as ideias iluministas e as independências ocorridas na América Inglesa e na América Espanhola. Além disso, a própria elite agrária brasileira se beneficiaria de uma separação entre Portugal e Brasil.
Esse movimento por liberdade econômica e política não acontecia apenas aqui no país, mas estava propagado por toda a América. ... A independência, no entanto, não resultou em transformações políticas profundas, nem tampouco sociais, porque D. Pedro já governava o país desde que D. João VI havia voltado para Portugal.
Resposta. Resposta: Dom Pedro dia 7 de setembro de 1822 declarou ao público independência ou morte.
No quadro de Pedro Américo é mostrado que uma grande comitiva acompanhava o grito de "independência ou morte" de Dom Pedro I, quando, na verdade, no máximo 14 pessoas estavam presentes no momento da proclamação.
... "E viva o Brasil livre e independente!" gritou D. Pedro.
Isso aconteceu porque Portugal seria invadido por tropas francesas e, para evitar ser prisioneiro de Napoleão, d. João VI decidiu por mudar-se para o Rio de Janeiro. Quando isso aconteceu, d. Pedro tinha nove anos de idade.
Pedro. O grito da independência – se de fato tiver acontecido – ocorreu nas margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822.
Há quem diga que o grito “Independência ou Morte” de fato nunca aconteceu. Pelo menos não assim, já que houve um discurso bem maior e a frase teria realmente sido criada pelo próprio imperador, mas em cartas enviadas a outras províncias, buscando inflamar o nacionalismo e conseguir apoio político para o governo.
Acontecimento ocorrido a 7 de setembro de 1822 que simboliza a independência do Brasil. ... Pedro IV), regente do Brasil, declarou o território definitivamente separado da metrópole, bradando "Independência ou morte!". O facto ocorreu nas margens do Rio Ipiranga.
Significado de Independência Condição da coletividade que não se submete a outra autoridade e se governa por suas próprias leis: Dom Pedro I proclamou a independência do Brasil. Imparcialidade; estado do que ou de quem não é influenciado com facilidade.
gritou D. Pedro. Ao que, desembainhando também nossas espadas, respondemos: - "Viva o Brasil livre e independente! Viva D.Pedro, seu defensor perpétuo!" ...
Pedro l jurou a Constituição Política do Império, no Real Teatro São João. Aprovada na Câmara Municipal e pelo então imperador, Dom Pedro II – por isso há quem diga que essa homenagem foi, acima de tudo, um presente de filho para pai – os trabalhos para ver o monumento erguido começaram.
Estátua da Liberdade
Resposta: Pedro I vestido com o uniforme de general, com o braço direito levantado, representando o ato da independência.
Dom Pedro I,foi representado como um herói responsável pela consolidação da independência do Brasil. Por isso, os republicanos, que se preocupavam em se firmarem como defensores da nação, colocam o imperador como personagem histórico responsável pela consolidação da nação brasileira.