- Não há perigo. Pode comer até cru. É só a aparência mesmo - afirma o médico Ruy Laurenti, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP. A recomendação para evitar o caruncho é não armazenar arroz e farinhas por períodos muito longos.
Vinagre. O vinagre é um dos queridinhos da limpeza doméstica e é excelente para manter as traças bem longe. Faça uma mistura com água e vinagre na proporção de um para um e aplique nos móveis com a ajuda de um borrifador e um pano macio.
Biogênese: Hoje sabemos que o caruncho deposita seu ovos no interior do grão quando estes ainda estão verdes e em formação no interior das vagens. Após formados, estes grãos, a olho nu, não aparentam nenhum sinal de perfuração, mas futuramente, mesmo em locais fechados estes ovos germinam e os carunchos aparecem.
Os carunchos são bichinhos que podem ser encontrados dentro dos armários da cozinha alimentando-se de produtos como arroz, feijão, farinha, grãos, macarrão, entre outros. ... Sempre que estocar novos alimentos no armário, é recomendável retirar os que já estavam guardados e conferir a data de validade de cada um.
A fêmea do inseto deposita na casca do feijão o ovo que, ao eclodir, libera a larva, que fura o grão e se alimenta dele até se transformar em pupa. Para evitar o caruncho, há diversas opções. ... Misture o feijão seco, entre 11% e 13% de umidade, com a munha - os restos oriundos do processo de bateção da leguminosa.
O feijão é bom para a saúde porque ele fornece carboidratos, que proporcionam energia para o dia a dia, além de nutrientes essenciais para uma vida saudável, como proteínas ricas em lisina, vitaminas (principalmente as do complexo B), sais minerais (como ferro, cálcio, potássio e fósforo) e fibras (que ajudam no bom ...
Quando ele está estragado, os grãos ficam esbranquiçados e o caldo fica com pequenas áreas mofadas, tendendo para a cor cinza. A textura mais grossa que o normal (mesmo que o feijão tenha sido armazenado na geladeira) também pode ser um indicador, mas para dar o veredito é melhor experimentar o caldo.
Clarear feijão com limão ou vinagre Usando limão - após escolhido, cubra o feijão com água fervente e adicione o suco de meio limão. Deixe de molho por, pelo menos, 10 minutos com a panela tampada. Depois escorra e cozinhe normalmente como costuma fazer.
MODO DE PREPARO:
Imersão rápida (mais conveniente):
O feijão preto precisa ficar de molho por uma a quatro horas. Se a quantidade for pequena (de 300 a 600 g), não precisa deixá-lo de molho por tanto tempo. Ao deixar o feijão de molho, os amidos do invólucro serão quebrados, facilitando a cocção que virá em seguida.
Deixar de molho Mergulhe-o na água por pelo menos 12 horas, para que os grãos fiquem macios e eliminem toxinas, como aquelas que causam gases. A dica é deixar o feijão na água antes de dormir e retirá-lo no dia seguinte, de manhã. Mas, lembre-se que é preciso trocar a água pelo menos uma vez durante o período.