Significado de Magérrimo adjetivo [Popular] Excessivamente magro; macérrimo. [Gramática] Uso popular do Superlativo Absoluto Sintético de magro: macérrimo.
"Quando um homem é muito magro ele é macérrimo, magérrimo ou magríssimo? Agradeço." 1) A par da formação popular magríssimo, lembrada por Carlos Góis e Herbert Palhano para o superlativo absoluto sintético de magro, a forma erudita de tal superlativo absoluto sintético, pela derivação latina, é macérrimo.
O "Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, Michaelis" regista magérrimo como superlativo absoluto sintético de magro, embora considere este termo uma forma anormal, sendo a correcta macérrimo. Ainda regista magríssimo.
O grau superlativo relativo é aquele que eleva algo em relação a um conjunto. Exemplos: É o casaco mais quente do meu armário. O grau superlativo absoluto, por sua vez, é aquele que eleva algo de forma isolada. Exemplos: Este casaco é muito quente.
O superlativo expressa qualidades num grau muito elevado ou em grau máximo. ... Superlativo Absoluto: ocorre quando a qualidade de um ser é intensificada, sem relação com outros seres. Apresenta-se nas formas: Analítica: a intensificação se faz com o auxílio de palavras que dão ideia de intensidade (advérbios).
adjetivo Que demonstra uma característica num grau muito excessivo. ... substantivo masculino [Gramática] Num adjetivo e/ou advérbio, o que demonstra a característica capaz de definir sua inferioridade ou superioridade. Etimologia (origem da palavra superlativo).
* Há formas sintéticas para o grau comparativo de superioridade no que se refere aos adjetivos “bom”, “mau”, “grande” e “pequeno”, as quais são representadas por “melhor”, “pior”, “maior” e “menor”. Exemplos: Este procedimento é melhor (do) que o outro. Meu desempenho foi pior (do) que o seu.
O grau normal do substantivo indica o tamanho normal de um objeto ou ser. O grau diminutivo do substantivo indica o tamanho diminuído de um objeto ou ser. O grau aumentativo do substantivo indica o tamanho aumentado de um objeto ou ser.
Em português, há dois números gramaticais: O singular, que indica um ser ou um grupo de seres; O plural, que indica mais de um ser ou grupo de seres.
Numeral é a palavra que quantifica os seres ou indica a posição que ocupam numa determinada ordem. Os numerais cardinais que variam em gênero são um/uma, dois/duas e os que indicam centenas de duzentos/duzentas em diante: trezentos/trezentas; quatrocentos/quatrocentas etc.
Numeral é a palavra que indica os seres em termos numéricos, isto é, que atribui quantidade aos seres ou os situa em determinada sequência. Exemplos: Os quatro últimos ingressos foram vendidos há pouco.
Classificação dos numerais. Os numerais são classificados em: numerais cardinais, numerais ordinais, numerais multiplicativos, numerais fracionários e numerais coletivos.
O numeral quantifica e posiciona os seres, ele pode ser classificado em: cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário. Numeral é a palavra que quantifica seres ou indica a posição que ocupam numa determinada série. Ex.: Eduardo comprou dois melões.
Ordem e classes do sistema de numeração decimal A ordem é a posição na qual o algarismo ocupa em um número, sendo analisado da direita para a esquerda.
A ordem de números começa da direita para a esquerda e representa a posição do algarismo que compõe o número. O número é formado por nove algarismos, divididos em três classes de números (se o número fosse maior, poderia estar dividido em quatro classes ou mais).