O osso hioide é um osso em forma de U que não se articula com nenhum outro osso, se localiza na parte anterior do pescoço e participa em funções importantes como deglutição, fala, mastigação e respiração. Para se manter estável, o osso hioide está suspenso por ligamentos, fascias e músculos.
A doença carotídea aterosclerótica ou estenose de carótida acontece quando há um estreitamento ou obstrução do fluxo sanguíneo nas artérias carótidas por placas de ateroma que são formadas por algumas substâncias como gordura e cálcio. Esse fenômeno é conhecido como aterosclerose.
A cartilagem tritícea é encontrada centralmente dentro da extremidade posterior livre do ligamento tireohioideo; são es- truturas ovoides, medindo aproximadamente 2 a 4 mm de com- primento e 7 a 9 mm de largura, é normalmente encontrada den- tro do espaço faríngeo em sua porção superior.
Em radiografias panorâmicas, esta cartilagem calcificada é vista como uma massa nodular radiopaca, localizada abaixo do osso hióideo, próximo às vertebras cervicais C3 e C4. Estas cartilagens calcificadas apresentam superfícies bem definidas e uniformes, além de apresentar uma radiopacidade homogênea.
Condição muito comum em pessoas acima de 50 anos e fortemente relacionada à diversas doenças, a ateromatose nada mais é do que um acúmulo de gordura, cálcio e alguns outros elementos na parede das artérias. Geralmente, acomete o organismo de maneira difusa, ou seja, várias artérias ao mesmo tempo.
Isto pode ocorrer por dois fatores desencadeados pelo estresse emocional. Hipertensão arterial, que causa dilatação das artérias e veias, fazendo-as pulsar mais forte e /ou tensão muscular causada pela contração involuntária dos músculos da região cervical e craniana.
Remédios caseiros para irritação no couro cabeludo
Como aliviar a cefaleia tensional